sábado, 30 de agosto de 2008

Porque é que as próximas eleições autárquicas são importantes?

Acrescente-se mais ajudas de custo, carro e combustível, telemóvel ... e ... etc...etc e tal ...
Ainda para aqueles que são reformados/aposentados há que acrescentar mais 30% sobre o valor da reforma/aposentação ou da remuneração do cargo , conforme a opção que tomaram e que é sempre a mais favorável.
Compreendem agora porque é que as próximas eleições autárquicas são importantes?

Enfeitiçados por Óbidos

A selecção portuguesa concentra-se terça-feira em Óbidos, onde continuará o estágio de preparação até quinta-feira, dia em que partirá para Malta.
Antes do encontro com a Dinamarca, Portugal volta a cumprir mais três sessões de treino em Óbidos. (Aqui para ler)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fenómenos não são só no Entroncamento

Todas as localidades têm os seus mistérios, histórias bizarras e acontecimentos aparentemente inexplicáveis que as tornam diferentes ou talvez não!
Em Óbidos existem árvores que teimam em dar continuidade ao ciclo natural da vida, pois enquanto todas as outras estão verdejantes, esbeltas e vigorosas, estas na verdade também estão no entanto cresceu-lhes um estranho rebento.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Perigo

O perigo pode ser interpretado como…

domingo, 24 de agosto de 2008

Óbidos...

Estas são algumas fotografias de Óbidos (anos 50) que poderá encontrar em Portugal em postais antigos. Não esquecendo o fabuloso espólio existente em Óbidos – um outro olhar.

... continuação

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cuidado

Se for de Óbidos para o Arelho (via Carregal) evite estas tampas.

WHY?

terça-feira, 19 de agosto de 2008

C.M.O. ESTALEIRO

A propósito deste post “Estaleiro ou sucata”… (aqui para ler).
A dúvida está esclarecida com esta placa de informação – C.M.O. ESTALEIRO.
Como a Câmara é uma entidade de bem, preocupada, e bem, em defender a imagem de Óbidos, deveria já ter resolvido este problema, complementado a informação com C.M.O. ESTALEIRO e FERRO VELHO… com essa pequena atitude e não escrevendo sucata, em muito iria melhorar a imagem do local!

Candeeiros de Óbidos

Óbidos como exemplo para o resto do País.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cuidado...

... com o senhor ANTÓNIO NUNES.

Há géiser em Óbidos?

Um géiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água e vapor para o ar. A formação de géiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo, são fenómenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA.
Descobrimos o mais recente géiser em Óbidos. A dúvida é: deve-se às sucessivas rupturas de àgua na Vila ou será a escassez de eventos que pede medidas desesperadas? Uma coisa é certa: todos se divertem, os que tentam saciar a sede e os que assistem gratuitamente ao espectáculo. Entre acrobacias aquáticas e risos, fica a pergunta: E a eco-vila?

domingo, 17 de agosto de 2008

Certificação de Competências – CRVC

Verdadeira obra de engenharia hidráulica, executada na Cerca, merecedora de apreciação por parte da CMO, propondo o seu autor ao Centro de Reconhecimento e Validação de Competência de Óbidos, certificando-o como Engenheiro Hidráulico.

Coitados…

A comunicação social divulgou a lista dos cem (100) mais ricos de Portugal. No Top Ten, Américo de Amorim ocupa o 1º. lugar com uma fortuna calculada em 3106 milhões de euros, seguindo-se, os restantes milionários:
2º. Belmiro de Azevedo, com 1722 milhões de euros;
3º. José Manuel deMello, com 1196 milhões de euros;
4º. Joe Berardo, com 882 milhões de euros;
5º. João Pereira Coutinho, com 815 milhões de euros;
6º. Luís Augusto da Silva, com 757 milhões de euros;
7º. M. do Carmo M. G. Espírito Santo Silva, com 754 milhões de euros;
8º. Família Mello, com 753 milhões de euros;
9º. Elíseo Alexandre Soares dos Santos, com 739 milhões de euros;
10º. Horácio da Silva Roque, com 726 milhões de euros.
A propósito da crise financeira mundial que afectou algumas fortunas, a comunicação social informou que a "crise bateu à porta dos 100 mais ricos do país".
Por outras palavras "Os cem mais ricos de Portugal também estão mais pobres".
Se os "100 mais ricos estão mais pobres", como é que estarão os milhares ou milhões dos “menos ricos” de Portugal?

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jovens obidenses participam em Escola de Verão na Finlândia – afinal não foi bem assim!

Um grupo de jovens obidenses encontra-se na Finlândia a frequentar uma Escola de Verão. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Óbidos e a entidade finlandesa Kesalukioseura – The Summer High School Association, tendo contado ainda com a colaboração do Cencal, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e do Agrupamento 753 de Escuteiros.O grupo é composto por 12 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, acompanhados por representantes do Agrupamento de Escolas, do Agrupamento de Escuteiros e do Município de Óbidos.
Os participantes poderão escolher entre vários workshops de artes. O campo de férias situa-se num cenário natural privilegiado, próximo do Lago Muddusjarvi, a 300 quilómetros do Círculo Polar Ártico, no Norte da Lapónia.
Os obidenses estão em contacto com jovens das mais diversas nacionalidades, sendo um dos principais objectivos desta iniciativa a promoção do diálogo intercultural, através do convívio com diferentes realidades geográficas, sociais e culturais. Em 2009, será a vez de Óbidos acolher um grupo de jovens finlandeses.
Afinal, foi mais assim…
Sendo esta notícia publicada a 13 de Agosto, o grupo já tinha regressado e vinha desanimado: o lugar era idílico, mas poucos dias depois tornou-se enfadonho, sem atractivos, rotineiro e sem outros jovens com quem promover o diálogo intercultural. Confinados ao espaço The Summer High School Association, da Finlândia e da Lapónia, de novo, só conheceram as picadas dos muitos mosquitos. Quanto ao intercâmbio, para azar deste grupo, jovens de outros países só chegaram no dia da partida dos nossos - parece que estavam mais avisados sobre a época dos mosquitos!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Procurando Óbidos…

O “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2006” que abarca os 308 municípios do país.
Procurando Óbidos…
Anote-se que para referir o grau de independência financeira das autarquias, se tem vindo a adoptar, no âmbito deste trabalho, o rácio que relaciona as receitas próprias com as receitas totais. Considera-se que só existirá independência financeira, quando as receitas próprias representam, pelo menos, 50% das receitas totais. Considera-se ainda que as receitas próprias das autarquias são as receitas totais deduzidas das transferências e dos passivos financeiros.
Apenas 70 municípios têm uma independência financeira superior a 50%, ou seja mais de 50% das suas receitas cobradas têm como origem os impostos, taxas, rendimentos e vendas de bens e serviços arrecadados pelos municípios.
No Ranking R1 – Municípios que apresentam maior Independência Financeira (receitas próprias/receitas totais) – Óbidos ocupa o 34º lugar com 66%. Dos 6 municípios de pequena dimensão o ranking é liderado por Vila Real de Santo António com 76%, logo secundados por Alcochete e Óbidos.
No Ranking R2 – Municípios que não recorreram a empréstimos bancários em 2005 e 2006 – Óbidos figura nesse quadro.
Ranking R6 – Municípios com maior peso de receitas de impostos e taxas por habitante.
De salientar que neste ranking predominam municípios de media dimensão Óbidos encontra-se em 9º lugar.
Entre os municípios de pequena dimensão: 4º Vila do Bispo – 696,70; 8º Vila Real de Santo António – 597,40; 9º Óbidos – 546,40.
No entanto, apesar da obrigatoriedade do registo anual das amortizações, 15 municípios entre os quais Óbidos. Deste modo, os resultados económicos desses municípios estão sobre-avaliados e, consequentemente, não incluídos estes municípios nos rankings R20 e R21 «Resultados Líquidos por habitante».
No ranking dos municípios mais populosos, Óbidos é considerado um município de pequena dimensão e ocupa o lugar nº187, com a seguinte evolução: 2004 – 11.187 hab; 2005 – 11.241; e 2006 – 11.301 hab.
A próxima edição do Anuário, segundo os autores, relativa ao ano de 2007, está prevista, o mais tardar até Janeiro de 2009, evitando colidir com os diversos actos eleitorais, nomeadamente autárquicas.
Pode ser consultado integralmente on-line

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Limite de mandatos

A aplicação plena do diploma que limita os mandatos autárquicos só será feita em 2013, mas já nas próximas eleições se sentirão os efeitos da nova lei: 226 autarcas terão a última oportunidade de ir às urnas. O que significa que 73,37 % dos presidentes de câmara só poderão cumprir mais um mandato.
A lei eleitoral para os órgãos das autarquias locais (LEOAL) não contém uma disposição específica para identificar a natureza do mandato dos eleitos locais.
Sobre o mandato autárquico, e sabendo-se ser legalmente possível a candidatura e correlativa eleição a mais do que um órgão autárquico (cfr. art 221º LEOAL), refere o diploma regulador do regime jurídico de funcionamento dos órgãos dos municípios e das freguesias (Lei 169/99, 18 Setembro) que, independentemente do órgão ou órgãos em que exerçam funções, os seus membros são titulares de um único mandato.
Este último diploma estabelece que o período do mandato é de quatro anos. A Lei 46/2005, 29 Agosto, estabelece limites à renovação sucessiva de mandatos dos presidentes de câmara municipal e dos presidentes de junta de freguesia, os quais só podem ser eleitos para três mandatos consecutivos, salvo se no momento da entrada em vigor da lei (1 de Janeiro de 2006) tiverem cumprido ou estiverem a cumprir, pelo menos, o 3º mandato consecutivo, circunstância em que poderão ser eleitos para mais um mandato consecutivo.
A nível distrital dos 16 municípios, 9 dos actuais presidentes de câmara só poderão concorrer a mais um mandato, a saber:
Alcobaça – José Sapinho; Ansião – Fernando Marques; Batalha – António Sousa Lucas; C. da Rainha – Fernando Costa; Leiria – Isabel Damasceno; Nazaré – Jorge Barroso; Óbidos – Telmo Faria; Pedrógão Grande – João Marques e Pombal – Narciso Mota. Curiosamente todos do PSD.
Curiosidades: Quase metade dos 308 presidentes de câmara portugueses é reformada, mas uma boa parte tem o pagamento das pensões suspenso por imposição legal.
Ainda restam 3 dinossauros: Álvaro Pedro (Alenquer), Jaime Soares (Vila Nova de Poiares) e Mesquita Machado (Braga) lideram as suas autarquias desde 1976 e poderão ir a votos mais uma vez.
O próprio presidente ANMP, Fernando Ruas (Viseu), está no cargo desde 1990.
Em relação aos presidentes de junta de freguesia, das 4260 estima-se que mais de 3500 só tenham a possibilidade de mais um mandato.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dia Internacional da Juventude

Os jovens, entre os 12 e os 25 anos, têm hoje disponível uma vasta lista de espaços e actividades. Os transportes públicos e as entradas em museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais* têm hoje entradas gratuitas, no âmbito do Dia Internacional da Juventude.

Os transportes públicos são grátis em Lisboa e no Porto.

O Dia Internacional da Juventude foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 1999.

A nível concelhio desconheço se existe alguma iniciativa – se souber de alguma, manifeste em forma de comentário.

No entanto para a malta mais nova ….

* foi mesmo azar, as piscinas estão encerradas ou de férias!!!

domingo, 10 de agosto de 2008

Aos 36 anos é o senhor de Óbidos

Óbidos. Mesmo sem aeroporto na Ota, o Oeste está a mudar. Quem é o jovem presidente da Câmara de Óbidos, que apoiou Passos Coelho à liderança do PDS e promete uma vila de olhos postos no futuro e dez mil novos empregos no concelho? (Aqui fica a saber)

Cuidado - SAÚDE EM PERIGO

É susceptível de provocar paralisia em qualquer parte do corpo, que pode ser irreversível. Também pode causar diarreia, vómitos, dores abdominais, fraqueza muscular e cefaleias.
A pesca e comercialização de marisco na Lagoa de Óbidos está proibida desde finais de Junho, por contaminação com toxinas marinhas que podem causar problemas de saúde, mas a população continua a apanhá-lo para consumo próprio. A situação levou já ao reforço da fiscalização pela Autoridade Marítima e está a indignar os mariscadores profissionais, que estão impedidos de trabalhar e receiam que alguém adoeça e com isso leve má fama à Lagoa.
Os editais da Autoridade Marítima a proibir a apanha e comercialização de todos os bivalves, devido à contaminação com toxinas PSP e DSP, estão afixados desde 27 de Junho nos cafés e bares em redor da Lagoa e está a ser ponderada a hipótese de serem colocadas placas informativas na praia.(mais aqui)

CAMPANHA

O Governo Civil de Leiria pretende “alertar os condutores para a importância de uma condução atenta e para as consequências nefastas que acções como, fumar, usar o telemóvel e consumir álcool, podem provocar quando se conduz”.
Deste modo, lançou a campanha distrital de prevenção rodoviária para o Verão de 2008 “Distracções Provocam Colisões”.
A campanha assenta fundamentalmente na implantação em seis rotundas urbanas, dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande e Pombal, de esculturas de grande dimensão em esferovite (três metros de altura), que figurarão o álcool, o tabaco e o telemóvel colididos por automóveis sinistrados.
Esta do cigarro…“alertar os condutores para a importância atenta e para as consequências nefastas que acções como fumar, podem provocar quando se conduz… será o início para se proibir fumar e conduzir!!!
Nas estatísticas oficiais nunca vi nenhuma rubrica em que o tabaco fosse uma causa de acidentes.
Fumar enquanto conduz pode ser equiparado a:
conversar com ocupantes do veículo ou discutir;
ouvir programas de rádio;
ter preocupações ou dirigir-se para um local ou evento de elevado stress emocional;
colocar objectos, em especial brilhantes, no espelho retrovisor;
trazer objectos soltos dentro do carro, especialmente no banco da frente;
comer ou beber;
utilizar equipamentos do veículo (sintonizar o rádio, utilizar o GPS, marcar números de telefone, regular a climatização, fazer leituras do computador de bordo, …);
ler anúncios, informações ou publicidade exterior;
olhar para o retrovisor ou outros indicadores do veículo;
transportar crianças pequenas ou bebés;
transportar animais (em especial soltos);
observar acontecimentos no exterior, em especial acidentes;
etc…
Talvez a “escultura do cigarrito” devesse ser substituída por um “charro”, uma “seringa” ou umas “pastilhas”… DROGAS. Porque o combate à condução sob o efeito de álcool e drogas é um dos objectivos prioritários do Plano Nacional de Prevenção e Segurança Rodoviária.
Segundo estudos recentes, a ingestão de substâncias psicotrópicas e estupefacientes, lícita ou ilícita, afecta as capacidades cognitivas, elevando, por isso, o risco de acidentes na condução automóvel.
A sinistralidade rodoviária em Portugal tem rostos, caras, pessoas e famílias que têm de um dia para o outro de enfrentar o drama. Mas também tem números. E são esses que aqui, agora, interessam. O que representa para Portugal essa guerra chamada acidentes na estrada?
Do ponto de vista económico, os acidentes representam custos brutais para o país. A reparação dos danos, cobertos pelo seguro, obriga a um dispêndio de 1,45 mil milhões de euros, por ano, pagos pelas seguradoras, mas suportados por todos quantos pagam prémios de seguro. Ou seja, só na reparação de danos cobertos por apólices do ramo automóvel, as seguradoras gastam cerca de 2.700 euros em cada minuto que passa.
Mas há muitos mais custos a considerar. De acordo com um estudo de Paulo Telles de Freitas (Custos da Sinistralidade Rodoviária na Europa, 2004) Portugal gasta por ano uma percentagem (5% PIB em 1995) elevada do seu orçamento da saúde no tratamento dos doentes traumatizados, na sua grande maioria vítimas de acidentes. de viação. Este valor em 1999 terá rondado os 48 milhões de euros de acordo com o mesmo estudo.
Faltam muitas parcelas a esta conta de somar. Os danos nas estradas, os custos do absentismo nas empresas, os custos provocados pelos atrasos em virtude do trânsito originado pelos acidentes, e tantos outros.
São basicamente duas as principais causas dos acidentes: o próprio condutor (em cerca de 57% os casos) e a intercepção de causas condutor/factores rodoviários em cerca de 27% dos casos. O veículo aparece como causa directa em apenas cerca de 2% dos casos e os factores rodoviários isoladamente não representam mais do que 3% das causas apontadas pelo estudo referido anteriormente. Ou dito de outro modo, em mais de metade dos acidentes, a causa é o próprio condutor. É o que se poderia chamar de erro humano. Estes «erros humanos» custam cerca de 2.000 milhões de euros ao país. Exactamente 200 euros a cada português.
Excesso de velocidade, manobras perigosas, álcool. Atitudes que são tomadas de forma individual. Veja-se por exemplo este último factor de acidentes. Os dados provisórios de 2005 dizem que a maioria dos condutores que morreram na estrada e que acusaram álcool apresentava uma taxa acima de 1,2 g/l. Portugal é o quarto país europeu a apresentar uma percentagem mais elevada de condutores com excesso de álcool. Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca são os mais bem comportados, com os índices mais baixos. Curiosamente, ou talvez não, países onde a taxa de sinistralidade é também mais baix.
Pode-se sempre apontar o dedo ao Governo, dizer que é preciso reprimir mais. São necessárias medidas mais duras e fiscalização em cada esquina. Mas qualquer pessoa civilizada percebe que com uma pequena mudança de atitude, pode contribuir, em primeiro lugar para uma redução substancial das mortes ocorridas nas estradas. Mas também para um aumento da riqueza produzida (ou pelo menos não gasta de forma improdutiva) no país.

sábado, 9 de agosto de 2008

Curiosidade: o que desce devagar devagarinho

O preço dos combustíveis em Portugal caiu menos do que na União Europeia a 15. A descida foi a terceira menor no gasóleo e a quinta na gasolina (mais aqui)".

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequeno T2 em Óbidos

Como qualquer munícipe é normal visitar o site da C. M. de Óbidos, mas por vezes sou surpreendido com RECORTES DE IMPRENSA (Serviço de clipping na imprensa regional e nacional) deste tipo:
Pequeno T2 em Óbidos (aqui para ter acesso)

Festival de Ópera 2008 - Óbidos

O Festival de Opera de Óbidos é um projecto pioneiro no campo da Ópera, sistematizando uma oferta cultural como estratégia de promoção e valorização do património edificado da Vila e do Concelho.
Para além de assistir aos melhores espectáculos ao ar livre, a iniciativa pretende descentralizar esta arte. Mas mais do que isso, Óbidos quer que a Ópera seja para todos.
mais informações - programa e preços
Evite esta bancada, não só pela distância ao palco, mas fundamentalmente pela exposição aos caprichos do tempo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Que está lá, E S T Á ! ! !

( Clique na foto para ver o que está no círculo)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

6 de Agosto de 1945

No dia 6 de Agosto de 1945, pouco depois das 8h (horário local), um cogumelo com mais de 13 quilómetros de altura sinalizava o local de um dos maiores horrores que a humanidade já viveu: quase 70 mil habitantes da cidade japonesa de Hiroshima morreram, vítimas da primeira bomba atómica da História.

Três dias depois, a tragédia repetia-se em Nagasaki. Mais 40 mil japoneses eram dizimados no terrível evento que levou à rendição do Japão e ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Calcula-se que o total de vítimas imediatas e consequentes da radiação ultrapassou 200 mil pessoas.

Turismo ambiental e lúdico na Lagoa de Óbidos

Parece que inicialmente fizeram a proposta à C.M. de Óbidos, no entanto…
Um grupo de formandos da ETUR (Escola de Altos Estudos de Turismo da Universidade Lusófona com actividade na vila de Óbidos), representado por Carlos de Sá, decidiu pôr em prática o trabalho principal do MBA que está a realizar, materializando-o no projecto “Lagoa Verde”, que foi bem aceite pelo corpo docente da Escola.
O projecto, de “turismo ambiental, educativo e lúdico”, tem como objectivo a criação de serviços inovadores para o visitante, turista ou população em idade escolar que queira conhecer a Lagoa de Óbidos, a sua natureza e estudar a ecologia e elementos do desenvolvimento sustentável da região.Para além da criação de um centro eco-pedagógico, nas margens da lagoa, o projecto tem por base o transporte dos visitantes por meios ecológicos: carros e barcos para lazer, de tracção e propulsão inteiramente eléctricas.
O projecto foi apresentado ao presidente da Câmara de Caldas da Rainha, tendo merecido apoio, nomeadamente na sua divulgação e abastecimento de energia. (Aqui, para acabar de ler a noticia)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Malandrices D'Óbidos

(para aumentar a malandrice clique na foto)
... mas não abuses.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Desapareceu

Felizmente, qualquer coisa sem identidade, desapareceu. Qualquer pessoa poderá circular livremente pela muralha. Mesmo o controlador que se candidatou libertou um suspiro de alívio… UF, ATÉ QUE ENFIM!