sábado, 22 de maio de 2010

Afinal quem é quem?

Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos ou da Comissão Política do PSD de Óbidos?

A propósito de uma carta publicada no “Correio dos Leitores”, na “Gazeta das Caldas”, com um esclarecimento de um ex-autarca, este jornal deu conhecimento à Câmara Municipal de Óbidos, tendo recebido, do seu gabinete de comunicação, a resposta seguinte:

Considerando o uso do “correio dos leitores” para uma clara tentativa de difamação e vontade de denegrir ou degradar a boa imagem pública do presidente e do vice-presidente da Câmara de Óbidos, vimos esclarecer inequivocamente que as acusações que são feitas são totalmente falsas e infundadas. Todos sabem, especialmente no Sobral da Lagoa, que ninguém da equipa do Sr. Rolim aceitou ir com ele na lista, facto que levou a comissão política do PSD a ter que escolher outro candidato, facto que este senhor não gostou (e parece que ainda não digeriu). Nem da sua equipa de Junta, nem da população, que se manifestou totalmente revoltada com esse senhor. Foi essa a única e exclusiva razão porque não foi candidato, porque sabia que seria seguramente humilhado nas urnas, como aconteceu com a lista do PS, encabeçada pelo seu filho. Antes das eleições, a única coisa que se comentou com este senhor, e pela amizade natural de anos de trabalho, foi que ponderasse bem porque as pessoas estavam muito revoltadas com ele, como se constatou na campanha eleitoral, e a seguir onde foi afastado dos órgãos da Associação local, tamanha era e é a revolta da população. Se quisesse verdadeiramente ter sido candidato, tê-lo-ia sido, pois a liberdade ainda impera neste País e nenhum de nós o poderia ou teria sequer querido impedi-lo.

Vir agora dizer que não foi candidato porque lhe prometeram emprego na Câmara, que até exige concurso público, como este senhor bem sabe, não só é falso, e até patético, como revela a sua personalidade. Então um suposto emprego futuro falou mais alto do que servir a população? É contra este tipo de abuso que as populações reagiram e foi perante a revolta das pessoas que a comissão política do PSD de Óbidos soube substituir o presidente de Junta por uma pessoa humilde, que demonstra que está na Junta de Freguesia do Sobral da Lagoa não para se servir, mas para servir os outros. Quanto ao terreno para compensar a população pela edificação do Complexo Logístico Municipal, estamos certos que o actual executivo da Freguesia fará bem melhor que o senhor Rolim, que nunca foi capaz de indicar um terreno concreto para a Câmara Municipal comprar, como tantas vezes lhe pedimos, inclusive nesse nosso último encontro a três meses das eleições. Todos sabem o que a Câmara tem feito para ajudar os presidentes das Juntas de Freguesia no concelho, e este em particular enquanto o foi, e isso assim continuará, mesmo que depois venha a ingratidão e o esquecimento de todo o apoio que recebeu enquanto autarca, a mentira e a chantagem para benefício pessoal à qual não cedemos nem cederemos em nome do interesse público e da confiança que, mais uma vez, a esmagadora maioria da população em nós depositou.

Depois de se ler atentamente este comunicado do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Óbidos percebe-se que há aqui um equívoco. Não é a Câmara municipal que está a responder para salvaguardar “a boa imagem pública do presidente e do vice-presidente”, mas sim a Comissão Política do PSD de Óbidos, já que estas questões são do foro partidário. Ainda assim, poder-se-ia considerar que os excertos a negrito fossem uma resposta da edilidade, no entanto o tom e a linguagem utilizados não se coadunam com as competências exigidas a quem tem a responsabilidade de conduzir os destinos do concelho de forma isenta e de ser uma referência para todos os seus munícipes.

Até se percebe que estas “desavenças de comadres” acendam os ânimos, mas deverão serená-los em local próprio (de foro partidário) e se os responsáveis da Concelhia considerarem que a elaboração das listas das ultimas autárquicas merece esclarecimento aos seus militantes ou população em geral, deveria fazê-lo com um comunicado com sigla partidária.

13 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, é mais um comunicado de um partido político.
Estavam à espera de quê… sendo o chefe do Gab. Comunicação o Dr. Ricardo Capinha. Com a vasta experiência acumulada ao longo destes anos no corredor do emprego para os lados do largo de S. Pedro, provavelmente foi apanhado de surpresa pela reacção tardia do revoltado que queria emprego. Como tinha de agir rapidamente para a comunicação ser impressa logo a seguir ao “tal esclarecimento do ex-autarca” (segundo o próprio - desempregado), foi ao seu portátil e nos ficheiros do seu partido, descobriu… aquele comunicado (criado em Outubro de 2009) e toca a imprimir com folha timbrada do Município de Óbidos. Esta possibilidade, embora remota não consegue disfarçar nem atenuar a promiscuidade - partido / nomeação e por vezes esquecem-se que são funcionários das 9h às 17,30h .

Anónimo disse...

que falta de jeito ! ignorãncia no seu explendor!

Anónimo disse...

Todos os envolvidos roçam o ridículo e é uma peixeirada política lavarem roupa suja das autárquicas desta maneira.
O 1º deveria estar caladinho porque o esclarecimento é qualquer coisa absurda – para ex-autarca fica-lhe muito mal afirmar os motivos da sua desistência.
A reacção ao esclarecimento segue a mesma linha com a agravante confunde-se o município com o partido. Independentemente se houve ou não a promessa de …

Anónimo disse...

E VÃO REBENTAR MAIS BRONCAS .....
BREVENENTE .......!!!

Anónimo disse...

Aqui está a prova que o PR foi enganado relativamente ao desemprego no concelho de Óbidos!!!!
Gostei de ler “um suposto emprego futuro”.
Será esta a fórmula mágica para o sucesso da taxa de desemprego estar muito abaixo da média nacional?
Parece que sim, enquanto alguns desempregados estão inscritos no Centro de Emprego (para as estatísticas) existe outra inscrição paralela a “do suposto emprego futuro” a nível do concelho para os desempregados do Partido!!!!

Anónimo disse...

Esta promessa ou não promessa feita ao Rolim de emprego na câmara se não ajudasse a concorrência partidária foi bem comentada nas Conversas Cruzadas de ontem na Rádio Litoral Oeste.
O vereador José Machado estranhou que o comunicado seja do gabinete de comunicação da Câmara de Óbidos, para dar dar explicações sobre uma trica, meramente partidária, do nº 2 não quer ir, na lista do PSD, se fosse o Rolim a encabeçar.
Disse e bem o vereador que devia ser a direcção do PSD de Óbidos e não a Câmara a dar essa explicação.
O militante do PSD que lá estava respondeu que foi mais simples ser o comunicado da Câmara, feito pelo gabinete de comunicação, a tratar de tudo. Assim, se percebe que a promiscuidade entre a Cãmara de Óbidos e o PSD.
Nós já sabíamos da promiscuidade. A novidade é ser assumida pelo PSD.
Depois dos tempos de glória do Telmismo, estamos na decadência em que tudo já vale!

Anónimo disse...

Como no fim do Império Romano, também em Óbidos, após as glórias do Chocolate e outras, a decadência está a ficar à vista.
A podridão está a vir ao de cima.
Já vi fazerem-se apostas num bar sobre se o ano de 2011 é ou não aquele em que o Telmo deixa a Câmara de Óbidos.

Anónimo disse...

Que sirva de lição para todos aqueles que andam na politica para sacarem, porque não têm onde cair. Nunca mais se esqueçam e digam sempre AMEN ao chefe. Ser por acaso ele tiver algum lapso de memória em relação a qualquer promessa – nunca, mas nunca ponham a boca no trombone…. Se ele não fizesse promessas, como é que conseguia ganhar eleições?
A partir de agora todos aqueles que perderem os seus empregos políticos, todos aqueles que passem por grandes dificuldades em termos partidários já têm o seu problema resolvido. Não necessitam de se zangar com o Big, lançar pragas aos Vice-Big ou chamara atenção com cartas em que se denunciam na imprensa regional. Basta fazerem uma visita ao Continente e servirem-se. Se alguém tentar impedir de encher os bolsos, digam que são povo, têm fome e mostrem-lhe o jornal com a autorização do pai Belmiro, porque este não prometeu afirmou: 'O povo quando tem fome, tem direito de roubar'.
Estão excluídos os políticos, não que eles não façam parte do povo, é que eles não roubam!!!!!

Anónimo disse...

Pior que a revolta do Rolim é a situação financeira da Câmara. A falta de dinheiro é o problema mais grave que o PSD tem em Óbidos. A falta de dinheiro vai definhar o Telmismo.
Gastaram em demasia quando havia muito. Os fornecedores estão a arder com as dívidas.

Anónimo disse...

Confundir a Câmara com o partido, parece que não é só em Óbidos.

Os vereadores do PS na Câmara das Caldas criticam uma comunicação enviada pelo Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, dando conta da presença na cidade do líder do PSD, Passos Coelho.

http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=22704

Anónimo disse...

O Rolim está revoltado porque lhe prometeram que se não fosse noutra lista diferente do PSD lhe arranjavam emprego para ele e para a sua companheira.
O Rolim cumpriu a parte dele e ficou a chuchar no dedo ....
Estalou o verniz e pôs a boca no trombone!
A política está a descer de nível em Óbidos.

Anónimo disse...

Quando é que a politica em Óbidos teve nível?

Anónimo disse...

Começou a caça às bruxas... parece que o Rolim deu o primeiro tiro (com pólvora seca)