Estudo revela que maioria está satisfeita com actuação dos presidentes de câmara
"O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) revelou hoje os resultados de um estudo de opinião, que atesta que quase 70 por cento dos inquiridos estão satisfeitos com a actuação dos presidentes de câmara.
Segundo um estudo de opinião sobre a actuação do Poder Local e dos seus diversos agentes, efectuado pela Eurosondagem, entre 11 a 15 de Fevereiro, 20,5 por cento dos inquiridos dizem que estão muito satisfeitos e 47 por cento estão satisfeitos com a actuação dos seus presidentes de Câmara. Os poucos ou nada satisfeitos são cerca de 27 por cento.
"Quer isto dizer que quase 70 por cento dos inquiridos estão satisfeitos com actuação dos presidentes de câmara", sublinhou o presidente da ANMP, Fernando Ruas.
Os resultados do estudo de opinião foram hoje apresentados em Viseu, assinalando o "Dia do Poder Local" e a data de aniversário da fundação da ANMP.
Neste estudo de opinião, em que foram validadas 1.510 entrevistas telefónicas, "o cidadão reconhece também que é preciso dotar as autarquias de mais dinheiro".Assim, 42,1 por cento dos inquiridos acham que se devia atribuir mais verbas às autarquias, enquanto 8,3 por cento entende que deviam ser atribuídas mais verbas ao Governo.A qualidade dos serviços prestados pelas câmaras municipais "é considerada boa pela maioria e só cerca de 12 por cento é que não está satisfeita".
Fernando Ruas revelou ainda que, segundo este estudo, "os cidadãos pretendem que o poder local se envolva mais em áreas que não são da sua responsabilidade".
"Isto significa que confiam mais em nós do que em quem os presta actualmente, que é o poder central", acrescentou.
Quanto às carências identificadas pelos portugueses, "são competências da própria administração central, nomeadamente a segurança, acção social e educação".
O estudo, encomendado pela ANMP à Eurosondagem, abrangeu todas as regiões do país, incluindo os Açores e a Madeira, tendo sido auscultados 741 homens e 769 mulheres.
Segundo dados revelados, foram ouvidos 248 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, 300 (26/35 anos), 292 (36/45), 321 (45/59) e 349 pessoas com 60 anos ou mais.
A Eurosondagem aponta um erro máximo da amostra de 2,52 por cento para um grau de probabilidade de 95 por cento." - in LUSA 20 de Maio.
2 comentários:
O tio Fernando de “Bizeu” encomendou um estudo de opinião idêntico aqueles do tio Fernando “da louça das Caldas”, para assinalando o "Dia do Poder Local" e a data de aniversário da fundação da ANMP. Com a Selecção Portuguesa a estagiar em terras de Viriato, este País está bem e recomenda-se…
E Óbidos?
Estará nos 20,5% dos muito satisfeitos...????
nos 47% dos satisfeitos ou nos 27% dos poucos satisfeitos?
Eu acho que o povo de Óbidos começa a pensar que a propaganda é mais do que a obra feita.
Enviar um comentário