Hoje assinala-se o Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, já veio apelar à luta contra um tipo de crime que é sempre intencional e que impede o desenvolvimento das sociedades. Ban Ki-moon lembra que, "quando se roubam os dinheiros públicos para obter benefícios pessoais, diminuem os recursos destinados à construção de escolas, hospitais, estradas e instalações de tratamento da água, e, quando a ajuda externa é desviada para contas bancárias privadas, os grandes projectos de infra-estruturas são suspensos".
Este ano, o tema do Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção é: "Não permitamos que a corrupção mate o desenvolvimento".
Curioso… por cá (Portugal) não se deu conta de qualquer iniciativa sobre este Dia/Tema, a não ser…
O presidente do Conselho de Prevenção para a Corrupção defende que leis simples são o caminho para vencer a corrupção. No Dia Internacional contra a Corrupção, Guilherme d'Oliveira Martins disse à TSF que a prevenção deste fenómeno depende de todos nós. «O combate e a prevenção dependem do cidadão comum, de todos nós», frisou o também presidente do Tribunal de Contas, que quer ver «leis dissuasoras» e não «leis complexas de difícil prova» que fazem com que tudo «fique na mesma».
Guilherme d'Oliveira Martins teme ainda que o país possa estar a passar ao lado do essencial nesta matéria, pois o «fundamental é atacar o fenómeno, é preveni-lo». «Falar muito muitas vezes não é a melhor forma de chegarmos a soluções».
3 comentários:
9 em cada 10 portugueses consideram a corrupção um grande problema do país. A maioria diz que é na classe política que o fenómeno estará mais enraizado. Até aposto que muitos dos que participaram nesta consulta também andam a tratar da «vidinha» e que se calhar o «problema» que apontam até é a solução para as suas vidas. Ó Abreu, dá cá o meu...
Pelos vistos não bastava o dia 1 de Abril, agora também temos que levar com o 9 de Dezembro...
Vai ser feita investigação em Óbidos? Matéria não falta!
Enviar um comentário