domingo, 10 de janeiro de 2010

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO GASTRONÓMICA PARA ULTRAPASSAR A RECESSÃO

Um restaurante em Ponte de Lima oferece um menu original! Ao contrário do que muitos pensam, há que se efectuar uma pesquisa de vocábulos para não causar constrangimentos.

Clique para visualizar a ementa publicada no "Correio do Minho" a 18 de Maio de 2007

(à atenção dos restaurantes de Óbidos e também para todos os estabelecimentos - ou similares - que vendam ginja).

Para rentabilizar a gastronomia regional, os pratos seriam os seguintes: miniatura, meia miniatura e pires em forma de coroa.

Esculturas em pão, com réplicas dos monumentos da vila.

Máquinas de pipocas (sem introduzir moedas) para os mais pequenos assistirem comodamente a espectáculos no Grande Auditório.

Bolinhos ou chocolatinhos com as caras das figuras políticas do Concelho – aquilo é que era afiar o dente!

Opcional - bolinhos ou chocolatinhos artesanais com as caras dos visitantes - fotografia, encomenda, pré-pagamento nas bilheteiras dos eventos e entrega no final da visita (e em caso de demora, envio p/correio-expresso para todo o mundo).

Toda esta confeitaria muito vistosa e saborosa seria especialmente confeccionada em fornos solares. Em compras superiores a dois kg, oferta de bilhetes para toda a família para o Museu do Chocolate.

Bolo de aniversário com a forma da muralha e com as velinhas a colocar nos torreões.

Entradas em restaurantes com venda de fracções de minutos, como se faz nas pistas de gelo.

Menu:

“Punhetas de ostras” do criatório.

Caldeirada de enguias do rio Arnoia, que depois de passarem o Percurso do Ninho da Cegonha, são apanhadas ao tentarem transpor a barragem.

Polvo assado montado de pé em forma de coroa de Rainha (sugestão especial para os restaurantes da Rua Direita).

Na rua Josefa d’Óbidos, poderíamos saborear robalos pescados na lagoa perto do emissário (a nu) com maçãs de Óbidos na boca.

Galinha de cabidela especialmente da Incubadora de Empresas do ramo.

Todo o repasto será devidamente regado com vinho da encosta do Parque da Vila – como não existe no local nenhuma vinha, invente-se um rótulo com as muralhas!!!

Tudo isto devidamente condimentado com sal proveniente das salinas do Arelho.

Aconselha-se também a deliciosa baba de lamo do Parque Cinegético.

Muitas assistentes (em bikini/slip em forma de coração de chocolate e com gorro natalício com leds) para levar a comidinha à boca – criação de 10.000 empregos.

Guardanapos reciclados das sobra da revista “Rio”.

Palitos reciclados das aparas da madeira da Vila Natal.

Quanto à ginja de “Óbidos”, seria a “rapidinha” para o copo de chocolate mais pequeno, para o maior fica ao critério dos proprietários desde que não sejam ofensivos…

Oferta de frasquinhos de dragados da Lagoa, à saída dos restaurantes e similares, com conchinhas de brinde com direito a desconto nos transportes da frota eléctrica.

Distribuição de charutos de milho (made in Óbidos) só podendo ser fumados na proximidade do Parque Eólico.

À saída, na Porta da Vila, serão distribuídas toalhas recicladas no âmbito do “Programa Óbidos Carbono Social” – eram antigas lonas utilizadas para promoção e divulgação do evento impressas com tintas ecológicas - com chip para só puderem ser utilizadas nas extensas praias qualificadas.

BOA FACTURAÇÃO !!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente menu bem quentinho para este dia gélido de Inverno.

Anónimo disse...

ÀH .... esqueceu-se de uma novidade ,que é " MOSCA NA SOPA " mas isso é só para o verão ...!!!
É que no verão passado ficou a tal sopa de mosca esgotada em OBIDOS ,porque era servida com um cheirinho especial de bosta de cavalo na rua direita ,e um tal cheirinho que ninguem ainda conseguiu dizer a sua proveniencia !

PINHAL DE OBIDOS