domingo, 7 de março de 2010

Mal seria se não aderisse

No site da CMO

Um conjunto de cidadãos do concelho de Óbidos associou-se ao projecto nacional “Vamos Limpar Portugal”, que decorre no próximo dia 20 de Março, e que visa mobilizar os portugueses para a recolha do lixo nas florestas de todo o País.

Segundo uma nota do grupo “Óbidos a Limpar Portugal”, “pretende-se retirar dos terrenos os lixos abandonados em locais impróprios, os quais serão recolhidos nos sacos disponibilizados pela Câmara de Óbidos, para posterior reciclagem”.

Mal seria senão aderisse e não disponibilizasse meios, porque perante esta campanha nacional, os autarcas deveriam reconhecer que cometeram erros por omissão, desleixo, incúria, deixando criar tais lixeiras e, agora, antecipariam tal limpeza por forma a que, no dia 20 de Março, não seria encontrada nenhuma.

A responsabilidade de manter o país limpo é das autarquias. Devem evitar as lixeiras e, logo que apareça algum despejo ilegal, devem tomar medidas para multar ou aplicar coimas aos transgressores e obrigá-los a remover, ou ela própria fazer a remoção de imediato, pelos serviços municipais a expensas do infractor.

Sugiro a todos os entusiastas desta campanha que, depois do 20 de Março, contribuam para que o País seja mantido limpo, informado as autarquias e exigindo delas, com acções públicas (se necessário), a limpeza de qualquer sujidade que seja lesiva para o ambiente. Não devem apenas limpar, mas exigir que a autarquia mostre ter compreendido esta lição cívica e cumpra o seu dever.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembrar que ainda se podem inscrever em www.limparportugal.org

Maximino