Distrito de Leiria em alerta amarelo e sujeito a ventos e chuvas fortes
Leiria está entre os distritos que, desde ontem e até domingo, estão em alerta amarelo, o segundo mais elevado de uma escala de quatro (vermelho, laranja, amarelo e azul), uma vez que o território de Portugal Continental estará sob a influência de uma depressão de actividade moderada.
De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), este depressão poderá provocar, principalmente no Norte e Centro do País, precipitação forte vento muito forte no Litoral Oeste e nas terras altas, soprando por vezes com rajadas (até 120 quilómetros/hora), agitação marítima forte (até 6 metros), queda de neve acima dos 1300 metros e possibilidade de ocorrência de granizo e trovoada.Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), prevê inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, ao arrastamento de materiais sólidos para a via e a eventuais danos, não perceptíveis, existentes nas vias, e queda de árvores.
"Neste sentido, o Comando Nacional e os Distritais de Operações de Socorro estarão em 'Alerta Amarelo' (reforço da estrutura operacional e maior preparação dos agentes de protecção civil para o socorro imediato), desde as 20h00 de ontem e até às 20h00 de domingo", revelou a ANPC.
Como sempre, neste tipo de situações, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda às populações que feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris das janelas, e que, sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Caso não o possa evitar, a ANPC aconselha aos condutores a moderarem a velocidade.Deve ser ainda dada espacial atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
Como o tempo não permite grandes passeios, aceite esta sugestão:
Imagens detalhadas e actualizadas de todo o território português estão já disponíveis na Internet com acesso gratuito para qualquer pessoa. O Virtual Earth, o serviço da Microsoft concorrente do Google Maps que oferece imagens de satélite de todo o mundo, já permitia ter uma visão aérea de Portugal. A novidade está na actualização das imagens, algumas delas com pouca qualidade ou muito antigas. Podem ver-se, agora, fotografias de alta qualidade de todo o território português, incluindo as regiões autónomas e as zonas do interior do país, que serão actualizadas a cada dois anos. O Virtual Earth PT permite ainda aceder a imagens ultradetalhadas (o suficiente para se distinguir cada carro numa rua, por exemplo).
Aqui em http://maps.live.com/ poderá viajar sem se molhar...
2 comentários:
Este blogue tem colaboradores de variados ramos do saber.
Podiam constituir uma equipa candidatata à Câmara de Óbidos?
Há quem fale na necessidade duma ampla frente de toda a oposição para ganhar a Câmara.
Discute-se se essa ampla frente deve avançar em 2009 ou esperar para 2013, quando o Telmo Faria já não poderá legalmente candidatar-se.
Cá por mim aposto em deixar o PSD ganhar novamente em 2009. Depois dessa vitória, começaria a luta pela sucessão no PSD e o Telmo a tratar da vida dele. Era a derrocada laranja a conta gotas.
Enviar um comentário