A apresentação do Plano Pormenor do futuro Aeroporto Internacional de Óbidos decorreu com todo o secretismo e á margem do Fórum de Indústrias Culturais, em Barcelona, que se realizou nos últimos dias de Março.
A consórcio responsável pela realização deste plano explicou e especificou quais as áreas envolvidas no projecto para o novo Aeroporto Internacional de Óbidos. A apresentação foi conduzida por Gago Coutinho e Sacadura Cabral pioneiros portugueses na aviação civil. Os principais objectivos de uma obra desta envergadura centram-se no desenvolvimento e valorização do concelho, em estabelecer uma melhoria do sistema de acessibilidades e em desenvolver actividades importantes já implantadas e com potencialidades. Este projecto partiu da avaliação de melhores exemplos realizados por esse mundo fora, de grandes aeroportos construídos e que se manifestaram como pólos de desenvolvimento das regiões envolventes. Estas construções superaram todas as expectativas pela sua importância no desenvolvimento e para definitivamente resolver a questão dos dragados da lagoa de Óbidos.
O estudo foi efectuado por uma equipa constituída por “n” técnicos de várias especialidades, que desenvolveram análises aprofundadas em conformidade com a legislação nacional e comunitária em matéria de avaliação de impacte ambiental.
O estudo de viabilidade indica que a estrutura pode vir a receber 25 por cento do tráfego aéreo nacional, correspondendo “n” voos anuais, nomeadamente no que concerne à aviação executiva.
Segundo consta, as entidades competentes prenunciaram-se de imediato e entendem que o projecto é “moderno e inovador” e que está de acordo com as “normas em vigor” e será uma importante infra-estrutura aeroportuária visto que no concelho de Óbidos estão inseridos os mais importantes resorts turísticos do país e os melhores de campos de golfe, dos mais procurados da Europa.
Os impactes ambientais da actividade do aeroporto:
O aeroporto localizado próximo da malha urbana do Arelho, pelo que a actual legislação impõe restrições na operação de aeronaves, em função do seu nível de emissão sonora, assim como a limitação da operação em período nocturno.
Aquando da realização do Festival de Opera de Óbidos os voos serão condicionados á hora da realização dos espectáculos.
As rigorosas normas de segurança que regem o transporte aéreo tornam pouco provável a ocorrência de acidentes, no entanto o corredor de aproximação à pista será sempre realizado pela zona da nova aberta (em execução) e jamais pelas muralhas, evitando-se assim o efeito negativo que eventualmente poderia ocorrer nas suas fundações.
No entanto, e apesar de diminuto, o risco existe, dado que 60% dos acidentes ocorrem durante as aterragens e descolagens, pelo que será expressamente proibida a pesca lúdica na aberta da lagoa que será sobrevoada durante a aproximação e a descolagem dos voos.
5 comentários:
É mentira que o empenho dos sindicalistas do Ministério Público só se faz ouvir quando estão em causa processos que podem ser usados para atingir o Partido Socialista, quando estão em causa processos como o BPN, os submarinos, a Operação Furacão ou o financiamento da Somague ao PSD ninguém ouve estes sindicalistas fazerem exigências.
É mentira que no negócios dos submarinos os nossos governantes, designadamente, Paulo Portas e Durão Barroso, comportaram-se de forma exemplar, a haver corrupção tal só sucedeu na Alemanha ou, na pior das hipóteses, apenas envolveu militares da Armada. O cônsul de Portugal em Munique terá recebido recebeu um milhão e meio de euros só por ter promovido uma reunião entre o primeiro-ministro português e a empresa alemã, mas a partir daí o negócio fez-se e mais ninguém recebeu luvas.
É mentira que a graças a uma fuga de informação relativa à intenção da PT de comprar a TVI alguém matou três coelhos com uma cajadada, inviabilizou o negócio favorecendo uma concorrente (que acabou por ser impedida de concretizar o negócio porque este violava as regras da concorrência), salvou a SIC de um poderoso concorrente que seria a TVI associada à PT e lançou a suspeita sobre Sócrates. Agora o Parlamento vai investigar o menos interessante, se Sócrates sabia do negócio!
É mentira que Cavaco Silva fez um excelente negócio com acções da SLN cujos preços, de compra e de venda, foram fixados arbitrariamente por Oliveira e Costa, que esta valorização exponencial das acções detidas por Cavaco Silva ocorreu num momento em que o grupo já estava falido e que este como muitos outros negócios desastrosos do BPN acabaram por levar a um buraco financeiro de mais de três mil milhões, por outras palavras, foi o dinheiro dos contribuintes que acabou por financiar os negócios ruinosos do BPN, incluindo as vendas de acções acima do preço de mercado.
É mentira que a Fomentivest, uma empresa presidida por Ângelo Correia de cuja administração Passos Coelho é vogal (digamos que é a versão empresarial da actual liderança do PSD) esteve envolvida num negócio estranho em que a serviu de testa de ferra da Carlyle numa tentativa de compra da Galp ao preço da uva mijona com dinheiro gentilmente a cedido pela CGD.
O dia das mentiras é como o Carnaval, neste país todos os dias são dias das mentiras.
Mas não é mentira que a câmara de Óbidos, por cada mês que passa, está mais endividada.
Mas não é mentira que o PSD que tanto criticou o Pereira Júnior por causa das dívidas, já fez muito pior. As dívidas são hoje ainda maiores.
É mentira que o Telmo se quer safar disto, pedindo ao Passos Coelho para ir para deputado nas eleições antecipadas que irão ter lugar daqui a um ano e meio?
Acabou o concurso e não houve concorrentes... na Lagoa de Óbidos... JAMAIS, só dragados.
Não houve concorrentes porque a palavra passa depressa... O MUNICÍPIO NÃO TEM DINHEIRO.
Concorrentes para quê? Para a obra da dragagem?
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