segunda-feira, 7 de junho de 2010

Será que se irá manter?

A região Oeste é atravessada pela A8, beneficiando de isenção de portagem nos lanços Bombarral-Óbidos (12,3 quilómetros) e Óbidos-Zona Industrial de Caldas da Rainha (8,6 quilómetros), para além do tráfego local no troço Zona Industrial de Caldas da Rainha-Tornada (3,6 quilómetros). A isenção no pagamento na A8 entre o Bombarral e Torres Vedras havia sido reclamada por uma comissão de luta contra as portagens, que conseguiu que durante três anos não fossem cobradas taxas enquanto não houvesse uma estrada alternativa em boas condições, processo que culminou com a mediação do Provedor de Justiça, Menéres Pimentel, e do Presidente da República, Jorge Sampaio, que nessa altura deu razão aos contestatários. Depois das beneficiações na EN8, via opcional para os automobilistas, as portagens foram introduzidas entre Bombarral e Torres Vedras, ficando de fora o troço entre o Bombarral e Tornada, para além de quatro quilómetros na A15/IP6 entre o Arnóia (Óbidos) e a EN115.

A medida, já prevista no PEC, vai abranger as auto-estradas A17, A28, A29, A41 e A42 a partir de 1 de Julho. No entanto, será que existe o receio que também possamos ser afectados e, por isso, começam a agitar-se antigas bandeiras

Antigos elementos da Comissão Contra as Portagens, que há doze anos conseguiu a isenção de pagamento no troço Caldas-Óbidos-Bombarral, recusam admitir que o mesmo venha a ser portajado e admitem reacender a contestação. (Aqui e aqui para saber mais)

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é só para desviar a atenção do fracasso das negociações das compensações do tal aeroporto da Ota. Inventam-se casos para terem algum protagonismo, ou melhor para relembrar aquele que tiveram no passado.