terça-feira, 20 de julho de 2010

Enquanto não chega o futuro… saiba o passado.

As restrições à despesa pública, no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), levaram a Refer a propor ao governo que não se avançasse já com a modernização da linha do Oeste.

A empresa gestora de infra-estruturas ferroviárias tinha inscrita no seu plano de investimentos uma verba de 127,7 milhões de euros para afectar à linha do Oeste até 2016, dos quais 8,5 milhões seria investidos já este ano, 40 milhões no próximo ano e 48,5 milhões em 2012.

Apesar da empresa, com o seu habitual secretismo, nunca ter divulgado o projecto, Gazeta das Caldas apurou que esse investimento se centrava na electrificação e instalação de sinalização electrónica, não estando contemplada qualquer variante da Malveira a Lisboa que tornasse realmente o Oeste mais próximo da capital através do modo ferroviário.

Além deste projecto, praticamente todos os investimentos previstos para arrancar este ano, foram suspensos pela Refer, alguns dos quais já se encontravam com concursos públicos concluídos e em fase de adjudicação dos trabalhos.

A Refer informou ainda o governo que um estudo destinado a avaliar a rentabilidade da linha transversal Caldas da Rainha - Rio Maior - Santarém concluiu pela sua não viabilidade. Gazeta das Caldas pediu à empresa uma cópia desse documento, mas não obteve qualquer resposta.

Tanto a modernização da linha do Oeste como a via férrea de Santarém às Caldas, tinham sido promessas acordadas e assinadas entre o governo e os municípios da OesteCIM.

"Só quem acreditou pode ficar desiludido"

O presidente da Câmara de Óbidos diz que "só quem acreditou no que se estava a fazer pode hoje estar desiludido", ironizando que "houve até quem achasse que eu estava a fazer uma birra, mas, pelos vistos, eu não tinha razão e tudo se vai fazer".

Na Gazeta das Caldas

As populações do Oeste perguntam: onde estão as contrapartidas negociadas pelos seus autarcas, como contrapartidas pela perda do Aeroporto da Ota?

Será que uma birra colectiva tem mais poder negocial?

Todos sabemos que esta linha continua no passado… (Aqui para saber mais – Linha do Oeste, fotos e texto de João Pedro Joaquim)

4 comentários:

Anónimo disse...

nesta materia sempre estive do lado do Telmo, sempre disse que com a postura do antigo ministro das obras publicas a palavra dada vale zero
chamou a margem sul um deserto, mas afinal os camelos estavam no Oeste.
Apoi-se o Telmo nesta treta das comtrapartidas.
Dirse-á que é por falta de dinheiro,é a crise, mas muito se pode fazer pelo Oeste sem camionetas cheias de Euros.

Anónimo disse...

As obras da Linha do Oeste podem ser adiadas mas não devem ser esquecidas!

Anónimo disse...

"SE QUIZERES ,SER DSPEDIDO ....VOTA PSD DE PASSSOS DE COELHO !!!

Anónimo disse...

o dr. Faria tem alguma razão, ele foi um dos cépticos sobre este assunto. mas não tem moral sobre promesssas nao cumpridas, ele que anda há anos a prometer tudo a todos e nada acontece.