domingo, 16 de outubro de 2011

1887-2011 ou 12 ou 13

A inauguração do primeiro troço da Linha do Oeste ocorreu a 2 de Abril de 1887, correspondendo ao troço Alcântara – Cacém. Ainda no mesmo ano foram abertos os troços até Torres Vedras (21 de Maio) e Leiria (1 de Agosto). Apenas a 17 de Julho de 1888 foi concluída a Linha do Oeste, após o término das obras no troço Leiria – Figueira da Foz. Em 8 de Julho de 1889 foi concluído um ramal que ligaria a Linha do Oeste à Linha do Norte.

O Governo vai desactivar, até ao final do ano, a linha ferroviária do Oeste para transporte de passageiros entre as Caldas da Rainha e a Figueira da Foz.

Na linha do Oeste, é encerrado precisamente o troço onde a CP era mais competitiva em relação à Rede de Expressos. O comboio é mais rápido e mais barato do que o autocarro na ligação a Coimbra, mas a CP só tinha um comboio por dia para aquele destino.

7 comentários:

Anónimo disse...

Um grupo de indivíduos encapuzados invadiu ontem à noite uma residência e usou o seu proprietário como escudo para se colocar em fuga, na localidade de Gracieira, em Óbidos, disse à Lusa fonte da GNR.

Segundo a GNR, a invasão da propriedade ocorreu às 20h50 e terá envolvido três a quatro homens.

Dois dos indivíduos que “invadiram a residência e perseguiram o proprietário” estavam armados, tendo efectuado um disparo sem atingir a vítima. Os homens furtaram uma caçadeira a um morador vizinho que terá surgido em socorro da vítima.

O grupo deixou a residência com o proprietário dentro de um automóvel, acabando por abandoná-lo na zona do Cadaval. Os assaltantes continuam em fuga e o homem sequestrado não conseguiu identificar a matrícula do carro usado na fuga.

Anónimo disse...

Numa nota enviada à agência noticiosa Lusa, a CP indicou o número de passageiros estimado para este ano nos trajectos que podem encerrar conforme o projecto do Plano Estratégico de Transportes.

No documento refere-se a desactivação, até ao final do ano, dos serviços de passageiros nas linhas ferroviárias do Leste, do Vouga, do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, e da Linha do Alentejo, entre Beja e Funcheira.


No trajecto Caldas da Rainha-Figueira da Foz, os dados da CP referem 186580 passageiros anuais e uma média de 53 por comboio.

Prevê-se, porém, que seja "assegurada a mobilidade das populações através de concessões rodoviárias", segundo o mesmo projecto do Plano Estratégico de Transportes.

Virella disse...

Só direi que gostaria de conhecer o empresário privado que aceitasse manter a linha do Oeste a funcionar, sem qualquer subsídio. Só um louco!

Admiro-me de que ainda apareçam líricos iluminados que, na situação que se criou nos últimos 15 anos, ainda imaginem que aquele traçado, aquela estrutura, é aproveitável. Muito teriamos que recuar para tal.

Esta linha, tal como existe hoje, está mais morta do que o vate Camões. Paz à sua alma.

Já disse, em várias ocasiões, que durante muitos anos utilizei estae transporte como o melhor da época. Hoje...

Anónimo disse...

Obidos só quer ginja e festas ,o povo que se lixe !!!

http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/camara-das-caldas-da-rainha-pretende-reduzir-impostos-municipais

Anónimo disse...

Um pais de piratas !

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gNu5BBAdQec#!

Anónimo disse...

Ajoelhaste ,agora tens que rezar !


http://economico.sapo.pt/noticias/funcionarios-publicos-arriscam-nova-penalizacao-no-irs-em-2012_129709.html

Anónimo disse...

http://fjsantos.wordpress.com/2011/10/13/governo-de-passos-coelho-capital-contra-o-trabalho/