quarta-feira, 18 de junho de 2008

A(pague) a luz

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, entidade responsável pela regulação dos sectores do gás natural e da electricidade, anunciou que está em discussão pública um documento com a possibilidade da revisão trimestral da electricidade ser feita em função do custo das matérias primas, de 3 em 3 meses.
Por outras palavras, de uma forma muito simples, quer dizer que, em breve, o POVINHO vai ter a electricidade mais cara.

14 comentários:

Anónimo disse...

Quando é a própria entidade reguladora que vem dizer às empresas como terem mais lucros à custa dos clientes, ou seja de todos nós a coisa vai mal.
Muitos defendem que é na liberdade do mercado, na livre concorrência que estão todas as virtudes e a melhor forma de pagarmos o preço justo pelos produtos que consumimos. Deixem o mercado funcionar, dizem. Claro que todos sabemos que a ganância, a febre do dinheiro e a falta de escrúpulos são coisas que não faltam por aí, pelo que quando passaram a dar-lhes para as mãos bens essenciais à nossa sobrevivência, tínhamos um problema. Como controlar estes ladrões? Inventaram então aquilo a que chamam “Entidades Reguladoras, mais uns tachos para uns quantos que teriam como obrigação garantir que o estado não perdia todo o controlo sobre áreas essenciais. Combustíveis, energia, água, transportes, Banca, etc. Esta gente devia garantir que os cidadãos e o estado estariam protegidos da especulação e dos monopólios.

Anónimo disse...

Todos estão preocupados com a EDP poder ver viabilizada a medida proposta pela ERSE. Então agora já ninguém está preocupado com a concorrência. Onde andará a concorrência à EDP depois do mercado liberalizado em 4 de Setembro de 2006 e onde todos os consumidores em Portugal Continental podem escolher livremente o seu fornecedor de energia eléctrica.
Então desde essa data ninguém está interessado no negócio. Nem empresas Nacionais nem Estrangeiras. Não se esqueçam que os preços praticados na EDP estão muito abaixo do custo de produção e mais tarde ou mais cedo alguém vai ter de pagar a factura de uma maneira ou de outra.
Imagine-se agora o mercado liberalizado a funcionar em perfeita concorrência entre as empresas do sector. Com o aumento dos combustíveis, onde a EDP também está a ser prejudicada, todas aumentavam o preço da energia. No entanto os preços têm-se mantido estáveis. Agora resta saber até quando. Tirem o exemplo das gasolineiras a operar em Portugal, com a Galp à cabeça e tirem daí as conclusões que quiserem.

Anónimo disse...

Bem, se mesmo vendendo a energia, como dizem, abaixo do preço de custo conseguem ter milhões em lucros...
Se vendessem ao justo valor como seria...???

Há, ao que parece, muita preocupação com a EDP e tudo fazem para possa ainda arrecadar maiores proventos...

E com o povo...quem é que preocupa com o povo...???

Maximino

Anónimo disse...

Olhem, e querem mais uma razão para termos que pagar...e não bufar...???

in expresso online

"... Energia: EDP anuncia reforço da posição do grupo na produção de electricidade no Brasil


Lisboa, 19 Jun (Lusa) - A EDP anunciou hoje um acordo de permuta de acções entre a sua participada do Brasil e o Grupo Rede, com o objectivo de reforçar a posição da EDP na produção de energia eléctrica do Brasil.

Segundo uma informação disponibilizada no site da Internet da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o acordo com Grupo Rede visa a "totalidade da participação societária detida na Enersul" (empresa distribuidora de energia no Estado do Mato Grosso do Sul) pela EDP - Energias do Brasil.

O contrato permitirá ainda à EDP - Energias do Brasil consolidar a sua posição na empresa Investco, na qual detém actualmente uma participação de 27,65 por cento do capital com direito de voto.

Assim, passa a assumir uma participação social de 73 por cento do capital com direito de voto, no caso de outros accionistas não assumirem o direito de preferência, o que significa que a EDP terá direito a 73 por cento do total da energia produzida pela central da Investeco.

A conclusão desta operação deverá ainda ser submetida à aprovação da entidade reguladora do sector eléctrico brasileiro.

... "

****************+

E já sabem: se correr mal a operação...nós pagamos...!!!

Maximino

Anónimo disse...

E já agora...uma outra demonstração de como o Governo...só pensa em nós...!!!

In correio da manhã online..

"... Saúde: Há remédios que ficaram três vezes mais caros
Mais de cem medicamentos subiram de preço
O Governo autorizou, em Maio, a subida de preço de 121 medicamentos, a pedido dos próprios laboratórios que os comercializam, todos eles portugueses. Entre eles estão remédios como o Migretil (para as enxaquecas), o Clavamox (penicilina) ou o Epsicaprom (anti-hemorrágico).
..."

**************

Interessante não é...?

O povo pede apenas que lhe aliviem um nadinha a pressão...mas nada pode ser feito...!!!

Mas quando o grande capital (e eu nem sou contra a capital...se controlado...!!!)abre a boca...o governo apenas diz: sirvam-se...!!!

E não deixa de ser também de considerar... que o governo antes de tomar esta medida, já havia tomado outra: a redução no número dos medicamentos comparticipados...!!!


É mesmo verdade...: estamos entregues à bicharada...!!!

Maximino

Anónimo disse...

O sistema de mercado livre está em ruptura completa e desfezada da realidade, uma vez que é preciso um travão a esta anarquia de preços onde os grandes grupos económicos manipulam e corrompem o sistema político podre, incompetente e anti-patriota.Perdeu-se o respeito pelos cidadãos e eleitores, só falta mesmo é ignorar os políticos não votando simplesmente...

Anónimo disse...

Neste país o que interessa é roubar a alguém, desde aquele que vive no bairro de lata ao administrador no seu luxuoso gabinete, o resto é conversa.... Até quando.........
Porque razão não põe a EDP os seus funcionários a pagar a electricidade como todos os demais utilizadores? Com esta proposta, para além de pagarmos o que os colaboradores da EDP não pagam, e deviam, ainda teremos de pagar as dívidas incobráveis. Belo país este!

Anónimo disse...

Tentar descobrir qual o documento que é importante e nos é dirigido. Nessa procura tentar perceber alguma coisa do que por lá está escrito, sem ser obviamente um alto especialista em "burocratês eléctrico".

Tanta transparência na regulação também não era preciso. Deve ser para agradecer.
E, claro, no final ouviremos o argumento: mas esteve em discussão pública, todos puderam dar a sua opinião.
Enfim...

Anónimo disse...

Parte dos lucros da EDP provêm dos investimentos que fez no Brasil.

As empresas espanholas que venderam electricidade a industriais, a princípio tinham preços melhor que a EDP. Mas, agora já têm preços mais caros e, por isso, os nossos industriais estão todos a voltar à EDP.

A concorrência num mercado cada vez mais globalizado tem consequências novas.

A Câmara de Óbidos, assim como todos os outros concelhos do País, concedeu à EDP a exploração da Baixa Tensão.

Esses contratos estão a ser cumpridos?

Anónimo disse...

Pois é...Scolari ficou com mais tempo para preparar a próxima época do Chelsea.

Anónimo disse...

E o que é que isso nos "acrescenta"...na solução do nossos problemas...?
Quando muito...talvez que agora uma grande parte dos portugueses "desça" à terra...!!!
Maximino

Anónimo disse...

Para os mais distraídos e que estiveram “ausentes” durante este tempo, o petróleo continuou a subir nos mercados mundiais, a Galp, BP e Repsol não deixaram de aumentar o preço dos combustíveis, houve uma greve das empresas transportadoras, faltou combustível nas bombas de gasolina, os bens essenciais tem subido de preço, a taxa Euribor subiu e até o Sr.Trichet anunciou novo aumento das taxas de juro já para o mês de Julho. Continuamos na cauda da Europa e duvido muito que uma hipotética vitoria no Euro 2008 nos tirasse no mesmo lugar. Aliás, estamos na Europa para pagar ao mesmo nivel que os nossos parceiros, mas quando toca a receber, a história muda substancialmente de figura.

O Sr.Scolari já pode ir procurar casa mais cedo para Londres, os jogadores de férias, o Zé Povinho continuar remexer o fundo dos bolsos rotos e no Governo acabou a morfina-Euro. Sem Euro, o que será de nós ?

Lixada deve ter ficado a TVI, privada da fonte de enchimento de chouriços via televisão.


Quando será que este povo se unirá, com o mesmo empenho que apoia a Selecção de Futebol, em torno de causas verdadeiramente importantes para todos nós que vivemos no fundo da Europa ?

Anónimo disse...

Talvez a drª Manuela Ferreira Leita dê uma ajuda a acabar com a política espetáculo que tão mal tem feito a Portugal.
Ainda bem que não ganhou o Pedro Santa Lopes ou o Passos Coelho.

Anónimo disse...

Lá arrancou o Congresso do PSD, que há falta de melhor deve encher os telejornais da nossa televisão. É um regesso ao mais sinistro passado com a aclamação daquela a quem, mesmo dentro do seu próprio partido, alguns consideram como tendo sido "a pior ministra da Educação e das Finanças que passaram pelos governos deste país". Com uma imagem construida na sombra do Sr. Silva, (de quem parece ser um clone), vai trazer de voltas as velhas carcaças da politica, os Barões já há muito mortos e que todos pensávamos enterrados. Zombies que voltam para nos assombrar num "remake" de uma história já demasiado vista. Os mortos vivos atacam este fim de semana em Guimarães.
Aquele velho lema "Hoje somos muitos, amanhã seremos milhões" - caiu por completo com a legalização do aborto