quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente, comemorado todos os anos no dia cinco de Junho, é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimula a consciencialização mundial do meio ambiente e reforça a atenção política e de acção.
O slogan para o Dia Mundial do Ambiente de 2008 apela a que “Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono”.
Por cá, houve a inauguração do Parque da Vila situado na encosta poente do Castelo.Este espaço, com cerca de 200 mil metros quadrados, dispõe de um parque infantil, rede de internet sem fios (wireless), caminhos pedestres, iluminação pública, circuito de manutenção, locais específicos para piquenique, miradouros e zona central de ligação à rede municipal de eco-pistas.
Com a construção deste espaço florestal está prevista a sequestração de mais de duas toneladas de dióxido de carbono por ano.
Segundo a CMO, pretende-se que o Parque da Vila de Óbidos seja um local de recreio de uso público, de utilização apetecível, de carácter marcadamente naturalizado, que dê respostas às crescentes solicitações de espaços de lazer por parte das populações e que permita o controlo e a implementação de boas práticas de uso com vista à preservação do património vivo e edificado.

7 comentários:

Anónimo disse...

O parque está simpático e, para já, bem cuidado, mas onde é que está a iluminação pública? Este ponto não devia ter sido descurado porque a falta de luz leva ao vandalismo como toda a gente sabe.
Não teria sido preferível levar a obra ao fim, dotá-la de iluminação e depois então inaugurar? tanta cabeça pensante e falta sempre qualquer coisa.

Anónimo disse...

Com tanta cabecinha preocupada com a questão a ambiental, aí está um novo tipo de iluminação amiga do ambiente – de dia ligada de noite desligada – viva o Astro Rei.

Anónimo disse...

E ainda faltam outros equipamentos, que serão colocados de seguida.
A iluminação virá, mas como ouvi, houve o desejo de dar já a possibilidade de podermos usufruir do espaço como está e que segundo me pareceu, já está razoávelmente utilizável...!!!
Foi uma recuperação muito bem delineada de um espaço que ainda há cerca de 30 anos era uma lixeira e hoje já é um espaço bem agradável...

Maximino

Anónimo disse...

E a placa da vaidade?

Anónimo disse...

Qual placa?
Não percebo.

Anónimo disse...

passeio da cegonha,dos patos e agora a floresta ufa... . -

Anónimo disse...

Ó Maximino chega de graxa. Todos sabemos que há 30 anos era lixeira, mas já deixou de ser há muito tempo. Agora está limpo, todos também sabemos, mas há coisas que não podem ser esquecidas, até porque são anunciadas como se estivessem feitas e não estão. Defenda lá o parentesco e a prol mas não chateie com os seus apaziguamentos, porque já não há pachorra para si. Um Obidense assiduo.