quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Taxas de juro.

- "O Banco Central Europeu baixou ontem as taxas de juro de referência de 4,25% para 3,75%. Com esta decisão, a taxa de juro de referência para Portugal passa a ser de 3,75%, contra os 4,25% até agora vigentes (mais aqui)".
- O ministro de Estado e das Finanças, considera a descida das taxas de juro uma «boa notícia», capaz de ajudar os portugueses a reduzir os custos com os empréstimos (mais aqui)".
- "Chegou ao fim o ciclo de subida sustentada das taxas Euribor, referência para os créditos à habitação em Portugal. Esta é a convicção generalizada dos especialistas, mesmo que as Euribor não acompanhem, hoje, na totalidade o corte de 50 pontos base determinado ontem pelo Banco Central Europeu (BCE) para os 3,75% (mais aqui)".
- "As taxas de juro interbancária (Euribor) voltaram a subir esta quinta-feira, atingindo novos máximos, apesar dos maiores bancos centrais mundiais terem decidido, ontem, baixar as taxas de juro (mais aqui)".
Ao contrário do que muitos julgam, não é o BCE a fixar o valor da Euribor. Com ausência de dinheiro disponível para emprestar entre instituições financeiras, o resultado é o mesmo sempre que escasseia um produto, o valor sobe.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pobres otários... Ainda nem tinham acabado de pagar o défice interno e já os albardam para alombarem com a crise global!...

Anónimo disse...

O petróleo também chegou hoje ao preço mais baixo do ano, $84,..
Provavelmente o combustível irá também subir 1 ou 2 cêntimos, com a pseudo justificação das reservas e do abrandamento da procura e da instabilidade financeira dos mercados internacionais e de outras patranhas que nos vão enfiando pelos olhos dentro e que continuam a encher os bolsos de alguns para miséria de muitos.
Com a Euribor é precisamente a mesma coisa. Não passa de um fantasma macro económico que serve como justificação para o enriquecimento de banqueiros e accionistas.
Quando o BCE subiu as taxas de juro a Euribor acompanhou a subida com a justificação do aumento da taxa directora. Agora que essa mesma taxa desce, no mesmo dia a Euribor sobe porque afinal o cálculo da Euribor nada tem a ver com a taxa do BCE mas sim com uma falta de confiança dos bancos…
Provavelmente sairemos deste atoleiro nos próximos tempos sem que realmente tenham sido sentidos os dramas próprios de uma crise, mas uma coisa é certa os contribuintes do mundo inteiro vão pagar muito alta esta factura.