terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lendo os outros…

Óbidos Vila Natal

Esta foi uma passeata meio improvisada, lembrei-me dela a meio da manhã de sábado e em boa hora o fiz. O papá concordou, pegámos na avó Glória e na prima Mariana e lá fomos em alegre romaria, depois de um almoço em família.

A tarde esteve cinzenta, mas aguentou-se sem chuva. Como fomos mais ou menos cedo - chegámos antes das 15 horas - evitámos alguma da confusão que se instalou mais tarde. Eu até sou um pouco - muito! - alérgica a estas coisas que arrastam multidões, mas pronto, por ela, tudo!

Se os sete euros pagos, por adulto, não me convenceram, o recinto menos ainda. Adoro Óbidos, a Vila, mas achei o resto muito pobrezinho. Provavelmente criei expectativas demasiado elevadas ou talvez o meu olhar crítico de adulto me tenha "toldado" a visão, mas não achei a Vila Natal nada de especial - o espaço é exíguo para tanta coisa e tanta gente.

As meninas portaram-se lindamente, tendo em conta que não dormiram a sesta do costume e andaram sempre a pé, nada de carrinhos de passeio! Infelizmente nem uma nem outra gosta de ver os animadores de rua - homens/mulheres com aquelas farpelas de bichos, duendes, bonecos de neve e outros que tais -, pelo que aqui e ali houve choro e caras escondidas nos nossos casacos... A Laura só dizia - Tenho medo! e a prima, que não lhe quis ficar atrás, medo tinha. Que dupla!

Na hora do Pai Natal foi aquilo que se temia - nem uma nem outra se quiseram sentar com o senhor e o melhor que consegui foi o que a foto documenta, uma Laura em pânico, agarrada a mim como se não houvesse amanhã! A Mariana nem deixou que a avó se aproximasse com ela...

De qualquer maneira, valeu pela alegria das meninas - tirando os momentos de crise motivados por aquilo que já sabemos - e o olhar encantado com que observavam tudo.

Retirado do mil sorrisos

Sem comentários: