domingo, 27 de dezembro de 2009

Qual a responsabilidade da EDP?

Sendo certo que nenhum sistema deste género pode ser invulnerável face a condições extremas, fica a dúvida sobre a forma como países onde as condições climatéricas “normais” são bem mais agrestes do que as portuguesas conseguem (ou não) assegurar a continuidade do fornecimento do serviço e sobre a responsabilização das empresas de distribuição em caso de falhas prolongadas como aconteceu mais uma vez em Portugal: EDP explica o que aconteceu no Oeste: 250 clientes ainda estão sem luz

O responsável da EDP Distribuição adiantou também que, em zonas rurais, a rede «está muito mais exposta» – em 80 por cento do país a rede eléctrica é aérea – pelo que «não é possível garantir que uma situação destas não se repita». Este risco já não surge nas «principais cidades» do país, onde a rede é subterrânea, explicou.

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Os «estragos na rede foram muito elevados», sublinhou Vítor Tomás, e, num universo de 500 mil clientes, ficaram sem energia 350 mil, dos quais 50 por cento viram o seu abastecimento reposto ainda durante o dia de quarta-feira.

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Questionado sobre eventuais pedidos de indemnização por parte de clientes afectados por estes quatro dias sem energia, o administrador da EDP-Distribuição referiu apenas que serão analisados «caso a caso», quando surgirem.

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