quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

50 cts!!

Com todo o respeito que a tragédia no Haiti impõe, não me recordo de assistir a tantas iniciativas no nosso país para cuidar dos nossos problemas. Temos mais de um milhão de pobres. A maior parte das nossas instituições de solidariedade social, por exemplo, luta para sobreviver, e muitas vezes consegue-o apenas graças à dedicação de quem nelas trabalha voluntariamente. Mas isso não nos comove…

Ouvimos tantas vezes a falar das carências do concelho de Óbidos: da crise, do desemprego, dos mais desfavorecidos, do que ainda falta fazer… serão ecos da catástrofe ou réplica com 15 dias de atraso? … esta dos 50 cts!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Normalmente olha-se para o que se vê e às vezes até se quer esquecer o que não se vê...mas existe...!!!
Não há dúvida que o que fez "correr" muitos dos auxílios, foi a mediatização dos acontecimentos...os directos das TV's com as imagens chocantes da tragédia...!!!
São de louvar todas as iniciativas para ajudar a minorar a tragédia...
Mas como diz o post...há fome em Portugal (e o concelho de Óbidos também é Portugal...), há desemprego, há muitos sem casa...e toda esta tragédia parece não incomodar a maioria dos cidadãos...

Mas o povo português também é solidário e muitas vezes nem são os que mais têm que mais dão...!!!

Uma prova da solidariedade do povo anónimo...? - Atente-se nas recolhas de bens para o Banco Alimentar contra a Fome, que mesmo em período dificil para a grande maioria dos portugueses, não deixa de ser sempre uma manifestação de bem querer aos que pouco ao nada têm...!!!

Mas neste momento de muita carencia...apesar de ser muito, ainda é insuficiente...!!!

Maximino

Anónimo disse...

É triste que se arranjem bilhões de dólares agora para ajudar o Haiti, tinham dado jeito antes do terramoto: Hipocrisia politica – um povo a precisar de ajuda, ela existir e não chega ás pessoas – demasiado tarde. É revoltante e mostra que mesmo as ONG´s têm muita boa vontade, mas as pessoas que nelas trabalham também são humanas: Inveja e deslumbre pelo PODER - a falta de cooperação e estratégia.
A ONU gasta 500 milhões de dólares por ano para manter as tropas lá. Será que não existe maneira melhor de dar função este dinheiro? Como uma ajuda humanitária con-creta.
Relativamente á proposta do engº Machado é solidariedade pura ou aproveitamento político da desgraça? Tanto critica (e bem) as Emp. Municipais e agora é através dela que pretende ser solidário ou…
Em Março as pessoas já esqueceram a tragédia do povo do Haiti. Quando as televisões levantarem voo na ânsia de mais desgraças “fresquinhas” tudo volta ao esquecimento.

Anónimo disse...

Comparar a situação no Haiti com a pobreza portuguesa é próprio de quem ou não sabe do que fala ou fala por falar. aquilo que vem nas notícias sobre os feridos e os soterrados parace uma desgraça, e é certamente, mas não se compara á miséria estruturante dos vivos e sadios. Um país já pobre viu toda a sua leve estrtura social ser sacudida e destruísda em segundos. Ninguém imagina o que é o dia a dia de um país assim. Falar da pobreza em Portugal para comparar com isto é próprio de ignorantes. Mas enfim, isso já não é novidade na muita ignorãncia a que se vai assistindo.

Anónimo disse...

Se fosse o Dr. Telmo a lembrar-se de ajudar o haiti todos batiam palmas, como foi o Machado pois então que é oportunismo. Mantenham os olhos bem fechados que terão o que merecem.

Anónimo disse...

100 milhões de dólares do FMI, 100 milhões de dólares do governo dos EUA, 100 milhões de dólares do Banco Mundial, 15 milhões do Brasil, 10 milhões da Espanha, 10 milhões do Reino Unido, 1,5 milhões da modelo Gisele Bündchen, 1 milhão da Cruz Vermelha, 1 milhão da UPS (United Parcel Service), 1 milhão do Brad Pitt e da Angeli-na Jolie, 600 mil da Walmart, 500 mil dos Yankees, 250 mil da Madona, 250 mil do Lance Amstrong, 250 mil do Maradona, 200 mil do Banco Interamericano, 100 mil da Hollywood Foreign Press Association, 20 mil da AMI é o valor de algumas das doações já anunciadas para a tragédia do Haiti. A estes valores falta ainda somar o dos doadores habituais: Bill Gates, Bob Geldof, U2, FIFA e samaritanos afins que ainda não anunciaram o tamanho da sua simpatia.
Portugal também contribuiu com ajuda no terreno e também com fundos.
Apesar da boa vontade samaritana, nos dias que se sucederam à tragédia muitos milhares de pessoas morreram debaixo dos escombros por falta de máquinas para a sua remoção.
Alguém se perguntou para onde está a ir todo este dinheiro? Alguém tem a gentileza de dizer quem vão ser os burocratas que vão gerir estes milhões? Alguém vai poder verifi-car onde irá ser gasta a verba angariada ou onde vai ficar esquecida?
É que sem estas respostas, cada dólar doado serve apenas para a qualidade do sono do doador, ou pior ainda, para a promoção da sua imagem pública e publicitária.
Uma pergunta, onde andava o Sr. Vereador e que iniciativa tomou em Maio de 2008, quando um terramoto também com um elevado numero de mortos superior a 100 mil, atingiu a província de Sichuan, na China.
Sei que as situações são diferentes, mas a dor, o sofrimento, a morte, tanto num pais como noutro são iguais…

Anónimo disse...

Por norma os políticos fazem o aproveitamento das desgraças alheias. Nem os políticos da nossa praça escapam a essa tentação.

Anónimo disse...

Já antes do sismo, uma tigela de feijões era dividida entre a família e os vizinhos.
A verdadeira “solidariedade”está em partilhar e não dar, apenas, o que nos sobra ou o que não nos faz falta. Infelizmente, alguns, nem sequer gostam de dar, o que lhes sobra.

Helena Teixeira disse...

Pois,circulam milhoes e nem se sabe para onde vão exactamente...
Antes do sismo,o Haïti já era um país pobre,escondido debaixo de um falso belo turismo.Com o abalo,tudo veio à tona.O presidente fugiu...agora é o salve-se quem puder.Este país demorará a erguer-se ao estado mau em que estava...Portugal é outra questão,tem meios para ser mais,para resolver os problemas,só não tem é um povo com forte carácter para fazer mexer as coisas,nem uma Dama de Ferro...contentamo-nos em mudar governantes que pouco ou nada fazem e em ver a banda passar.

Enfim,falando em desfile...
Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Fevereiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “O Carnaval e as suas Tradições”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Fevereiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais dia 28 no blog da Aldeia)!

Cumprimentos
Lena

Anónimo disse...

Não votei no eng. José Machado, só porque nunca votei no PS. Mas aplaudo a sua proposta. Óbidos deve mostrar e praticar solidariedade!
Começo a fartar-me deste PSD e não sei para onde passarei a votar.