sexta-feira, 28 de março de 2008

Analise a análise...

(clique para ampliar)
O economista Augusto Mateus, que lidera a execução do plano estratégico para a região com vista à obtenção de fundos comunitários para o Oeste, já fez saber que torce o nariz a uma linha do Oeste rápida que permita chegar depressa a Lisboa. Argumenta que isso pode transformar a região nuns subúrbios da capital, preferindo, por isso, que a modernização se quedasse por Torres Vedras (parece que aí já não há nada a fazer para evitar a suburbanização).
O presidente da Câmara de Óbidos bebeu-lhe as palavras e – numa boa oportunidade perdida para ficar calado – deu uma entrevista onde defendia um “metro de superfície” para o Oeste. Não explicou o que entendia por tal coisa, mas aplicando esse conceito (light rail) a este eixo ferroviário seria matar a sua vocação de linha de longo curso para a transformar naquilo que ela já é – um caminho-de-ferro para comboios curtos e lentos, com muitas paragens em todas as estações, fazendo um serviço meramente intra-regional. (Aqui toda a análise)

6 comentários:

Anónimo disse...

Tanta conversa...para ficar tudo na mesma...!!!
Essa de a linha do Oeste melhorada poder transformar o Oeste num subúrbio de Lisboa...não lembrava nem ao demo...
Nessa ordem de pensamento, nem compreendo porque fizeram a A8, uma vez que essa via rápida veio facilitar a muitos a compra de casa, não só no Concelho de Óbidos, como no das Caldas e Bombarral...mantendo os postos de trabalho na Capital...
São mesmo desculpas de quem mandatado possivelmente para defender antes os interesses do governo em vez dos das populações oestinas...melhor fora que tivesse ficado calado...para não colocar o rabo do gato de fora...!!!
Podem na verdade traçar com riscos o mapa em todos os sentidos...mas o que nós queríamos era obra feita e não conversa...!!!

Maximino

Anónimo disse...

pois desta analise registo
"tudo feito ás escondidas das gentes."
Já antes de o menistro vir com paninhos de água quente eu disse se quiserem ajudar a nossa terra salvem a lagoa que é um dos nossos melhores bens.
Defendi e defendo a posiçâo do Telmo em não ter ido ao beija mão do menistro das obras publicas. Com o andar do tempo se verá, como é um facto, a unica coisa de geito que disse o Meneses PPD/azul
"Tudo se paga com uns metros de auto-estrada"
Hoi, calate boca!

unha negr@

Anónimo disse...

Se isto é compensação... o que será o investimento hoje anunciado para a Beira Alta só em auto-estradas e IPs qualquer coisa como 750 milhões... e nem o autarca de Viseu e Coimbra estiveram presentes!!!

Anónimo disse...

cá no burgo está tudo dito: quando o autarca modelo diz que os vizinhos se roem de inveja eu gostava de saber de quê afirmações de codrilheira ou então...
in gazeta(e invejas vizinhas)

Anónimo disse...

Ainda tenho esperança que o Governo dê boas comnpensações por cauda do aeroporto ir para Alcolhete.

Anónimo disse...

Nas compensações do Governo, Óbidos vai receber pouco, porque o Telmo Faria não se quer sentar à mesa com o Ministro das Obras Públicas.
O Fernando Costa, mais pragmático, vai ser o grande beneficiado e com ele a população do seu concelho.