quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O último a sair de 2009 – por favor apague a luz e feche a porta

O ano de que nos livraremos mais logo foi um mau ano para os portugueses, um ano marcado pela crise económica, pela balbúrdia política, por golpadas judiciais, por tudo o que não deveria suceder quando o país enfrenta uma grave crise económica e tem poucas soluções para a superar.

As elites políticas “da treta” deste país estão cada vez mais ricas e nada sofrem com a crise financeira, preferindo dedicar-se aos golpes palacianos numa disputa contínua pelo poder.

Temos uma classe política que não se cansa de derramar lágrimas de crocodilo pelos muitos portugueses que estão no desemprego ou que enfrentam graves dificuldades, ou de fazer roteiros da miséria. A verdade é que uma boa parte da nossa classe política está mais interessada no seu estatuto, em manter os seus cargos ou em conquistar poder do que na situação dos portugueses, temos uma classe política (sem exclusão de nenhum partido) onde há oportunistas a mais.

Nos nossos 142,6 Km2, plantados à beira mar de onde se vislumbram as Berlengas e os Farilhões, com o número de votante 9.621 (segundo o site da CMO – ainda desactualizado), quando na realidade são 10.487, o ano de 2009 proporcionou-nos a balbúrdia com os dragados da lagoa de Óbidos, ao fim de 5 anos lá se conseguiu a “autorização legal para proceder à exploração” do apoio de praia no Bom Sucesso, nos 3 actos eleitorais tivemos as mais variadas promessas de todo os quadrantes, milhões que hão-de vir do QREN, atrasos nos complexos escolares, a CP a reduzir horários – enquanto discutimos o TGV - mexidas nas administrações das EMs, repetiram-se os sucessos dos eventos, o projecto Óbidos Solar produz energia eléctrica e até aquece as águas para banhos reconfortantes neste Inverno agreste, a incubadora S. Miguel (convento) irá ter uma cafetaria… o Sr. Presidente irá marcar o prometido jantar de diálogo.

Na parte mais setentrional da Europa, e quando estivermos em contagem decrescente para o novo ano, (como estamos a endividarmo-nos ao ritmo de dois milhões de euros por hora) os últimos momentos sair-nos-ão caros… pior é quando para haver circo deixa de haver pão! 2009 foi um mau ano e 2010 não promete nada de bom. Veremos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, estou terrivelmente pessimista. Nada correu bem, este ano. E o pior é que 2010 não vai ser melhor.

Anónimo disse...

Bem...mas pelo menos devemos ser optimistas...!!!

Vamos lá tentar todos fazer alguma coisa para que 2010 não seja pior...mais, vamos tentar que seja ao menos, um pouquinho melhor...!!!

Mas não vai ser facil, lá isso não...!!!

Maximino

Anónimo disse...

Garantiram-me que o engenheiro Sales deu uma banhada ao PSD na parte final da Assembleia Municipal desta semana.
Criticou a bandalheira da colocação das tralhas dos eventos junto ao antigo quartel dos bombeiros. O Telmo ficou furioso.
Bravo engenheiro Sales!
Foi um tiro no porta-aviões do PSD de Óbidos.
Que desenvolvimento vai ter isto em 2010?

Anónimo disse...

O Sales falou mas dos barracões das ovelhas do Custódio de uma maneira deselegante. Nunca falou das "tralhas"...

Anónimo disse...

Este País tem muitos "pescadores - politicos" que nunca pegaram num remo e muito menos meteram o barco na água com remada forte, segura e certa.
Será por isso que estamos a meter tanta água?

Anónimo disse...

Com a crise instalada, são muitas as promessas adiadas e as empresas em dificuldades, com algumas a encerrarem definitivamente as portas. Se em anos anteriores, os despedimentos se registaram em grande número, em 2009 a situação não foi diferente. Várias centenas de pessoas perderam o seu posto de trabalho, quer por encerramento de empresas, quer num processo de redução do número de operários decido pelas entidades patronais.

Anónimo disse...

CRISE QUAL CRISE ? PERGUNTEM AOS MAIORES SE ANDAM EM CRISE ,A CRISE É SÓ PARA QUEM TRABALHA ........

QUE VERGONHA SENHORES !!!