sexta-feira, 25 de abril de 2008

Documentos sobre o 25 de Abril

Para aqueles que não viveram, para aqueles que já esqueceram e especialmente para aqueles que bem se lembram, o 25 de Abril é uma data importante num passado ainda recente de Portugal. Para quem não é português, talvez este evento não seja tão irrelevante quanto parece, pois foi também um marco importante no despoletar da liberdade para outros países. A Universidade de Coimbra colocou online informação sobre a história recente e a transição democrática portuguesa.
A página oficial do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra é:

5 comentários:

Anónimo disse...

Cavaco Silva fez o discurso de circunstância, aliás como é apanágio das comemorações destes 34 anos. Um facto que é indesmntivel é que Portugal democtarizou-se e houve em algumas areas politicas de sucesso. Mas não sei qual o espanto do PR perante a apatia dos jovens, se isso é um reflexo das opçoes que os varios governos realizaram, ou seja pouca aposta no ensino, saúde, politicas sociais, etc. Vai chegar a altura que o Estado se vai alhear de todo e qualquer solução para proteger o povo. Hoje o que interessa é o poder politico amarrado ao poder económico e liberalizar tudo ou seja nivelar tudo por baixo. Só quem não sente a realidade é que pode dizer que as principais directrizes emanadas do 25 de abril foram cumpridas. Repare-se na catastrofica situação da nossa justiça, na falta de competencia da classe politica,etc.
Quero e desejo acreditar, mas não estou muito optimista, que Portugal pode ser melhor e mais solidário. mesmo sabendo que a especulação, o poder econónico e as injustiças são actualmente as cruzadas da nova maneira de governar.

Anónimo disse...

Eu confesso que não fiquei impressionado com a ignorancia de Sua Excelência sobre a juventude. Afinal de contas esta juventude é o produto de uma desastrosa política de educação, da qual Sua Excelência é um dos principais responsáveis. Já agora gostava que Sua Excelência não gastasse o meu dinheiro para pagar estudos que o impressionam. Prefiro que o gaste em viagens, como a última que fez à Madeira. Sempre viu a obra. E o Alberto João. E não viu a pobreza (a Maria não acredita em estudos do ISCTE). E suponho que também não tenha falado com os jovens. Em quase 3 anos de mandato, Sua Excelência já alguma falou com os jovens? Como jovem, diria que é impressionante a forma como os políticos, começando por Sua Excelência, ignoram os jovens -e não preciso de nenhum estudo para escrever isto...

Anónimo disse...

Daqui a 50 anos, o 25 de Abril terá provavelmente tanto significado como o 5 de Outubro. Farão parte das cinzas da história. O que é preciso é que a vida democrática se consolide e mantenha alguns dos ideais de Abril na prática.

Anónimo disse...

Com a classe politica (ou melhor a falta dela), a credibilidade e as boas maneiras de certos políticos (ou pseudo ou ajudantes de políticos), que não passam de cromos repetidos saídos numa Farinha Amparo qualquer – da mais barata e em promoção - mal está este País e principalmente o nosso Concelho com estes regabofes, com estes saloios que pretendem projectar-se, não têm aonde cair caídos e nós é que os temos que aturar… Meus senhores, tratem-se que a malta que vos elege irá tratar da vossa saúde nas próximas eleições… andam tipo “marias malucas” a tanto tempo do acto eleitoral, tenham vergonha nessas fuças de politiqueiros de algibeira…

Anónimo disse...

sua exelência não sabe mais está desculpado!