sábado, 19 de setembro de 2009

A nossa qualidade de vida

Ranking do Distrito

No ranking dos municípios portugueses, Óbidos, em relação ao ano de 2004, progrediu.

Deixa-se o estudo elaborado pela Universidade da Beira Interior, para quem quiser analisar os critérios da avaliação apresentada e debruçar-se sobre o trabalho de investigação.

De 2004 para 2006, Óbidos subiu 49 lugares no “ranking”da qualidade de vida.

Dos 16 concelhos que compõem o distrito de Leiria, e de acordo com o estudo levado a cabo por José Pires Manso e Nuno Miguel Simões, da Universidade da Beira Interior (UBI), só Óbidos, Alcobaça, Ansião e Pedrogão Grande, subiram no índice que mostra quais são os melhores concelhos para viver.

A maior subida registou-se em Pedrógão Grande que “galgou” 61 lugares, seguido por Óbidos que subiu 49 lugares, e a descida mais vertiginosa aconteceu em Castanheira de Pêra e Alvaiázere, que desceram 29 lugares.

Depois da Marinha Grande ter caído 20 lugares e da Nazaré se ter mantido na mesma posição que tinha no primeiro estudo, é este último concelho, o melhor posicionado do distrito de Leiria no contexto nacional, surgindo em 33º lugar. A Marinha Grande aparece em segundo lugar (36º), em terceiro, as Caldas da Rainha (41º) e em quarto lugar está Óbidos (45º). As três últimas posições entre os concelhos do distrito são ocupadas, respectivamente, por Pedrogão Grande (159º), Figueiró dos Vinhos (213º) e Alvaiázere (227º).

No conjunto dos 278 municípios do continente, Lisboa é o que tem mais qualidade de vida. Seguem-se, Albufeira, Oeiras, São João da Madeira e o Porto. No fundo da tabela surgem Arcos de Valdevez, Vinhais, Ribeira de Pena e Alcoutim. No 278º lugar, e último, aparece Cinfães.

9 comentários:

Anónimo disse...

Quem pôs Óbidos melhor?

Anónimo disse...

NOS FAZIA-MOS MUITO MELHOR ......!!!

Anónimo disse...

A política do "bota-abaixo" é frequentemente confrontada com factos oficiais. Ainda assim, há quem pergunte "Quem pôs óbidos pior?"

Anónimo disse...

Ler o artigo do Dr. Luís Carvalho na Gazeta da última 6ª-feira.

Anónimo disse...

À falta de melhor, deviam fabricar uma lei, dessas que estão sempre a parir a toda a hora, que, por altura destas palhaçadas eleiçoeiras, limitasse o direito de voto aos candidatos, respectivas famílias e bicharada mais ou menos doméstica, relativa ou dependente. Assim, ao menos, sempre legitimavam o descalabro e disfarçavam a falsificação – então o Sr. Carvalho agora quer ser o pai do parque tecnológico?

Anónimo disse...

Obidos esta mesmo melhor. Com o Machado Obidos voltava a ser a terra do antigamente.

Anónimo disse...

OBIDOS ESTA MUITO MELHOR COM DESEMPREGO ,ONDE OS FILHOS DA TERRA OU TRABALHAM LONGE ,OU ESTÃO DESEMPREGADOS ,HÀ POBREZA ESCONDIDA ATRAVEZ DE FESTAROLAS ,A VILA DE OBIDOS ESTÁ QUASE SEM HABITANTES ,ESTANDO AS CASAS QUASE TODAS FECHADAS ,ALIAS SÒ ABREM QUANDO OS DONOS SE LEMBRAM DE PASSAR ALGUNS DIAS DE FERIAS ,E AS OUTRAS ESTÃO COMO ATELIERS E OUTRAS COISAS DA CAMARA QUE REALMENTE NÃO SERVEM PARA NADA .........É SÓ PARA O TURISTA VÊR ......AGORA VÃO ALUGAR UMA IGREJA PARA FAZER UMA LIVRARIA PARTICULAR ,SEGUNDO DIZEM LÁ NO BURGO ,EXISTEM MUITAS CASAS QUE A CAMARA COMPROU E ESTÃO FECHADAS E EM RUINAS ....A VILA TEM EM RELAÇÃO A ABASTECIMENTO DE ÁGUA UM PESSIMO SERVIÇO ,DE VEZ EM VEZ LÁ REBENTA UM CANO QUE SÃO BEM VELHOS ,PORTANTO EM MAU ESTADO,HÀ SITIOS EM QUE AGUA NÂO TEM FORÇA PARA TER AQUECIMENTO ,POIS OS APARELHOS NÂO FUNCIONAM ,DEVIDO Á PRESÂO DA AGUA !
SE FOSSE A MENCIONAR O QUE ESTA MAL NÂO TINHA ESPAÇO .......!

AGORA EU PERGUNTO "QUEM PÔS OBIDOS PIOR "?

Anónimo disse...

Contra factos não existem argumentos. Óbidos está bem melhor, os indicadores estão aí no estudo elaborado pela UBI. Transformar lamentos ou boatos em argumentos é desvirtuar a realidade - esse “indicador” não faz parte do estudo…

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=jJCI_67QNQk