sábado, 12 de setembro de 2009

Rotunda sui generis

Nota: Só existe uma placa com indicação de trânsito local
A institucionalização da “rotundomania” parece ser moda em cause todos municípios. Nada contra o recurso a este dispositivo regulamentador do trânsito automóvel, desde que este recurso seja para salvaguardar e garantir a segurança das pessoas e, desta forma, proporcionar melhor qualidade de vida.
As regras constam de um projecto normativo em fase de consulta pública, cujo documento síntese, intitulado “Dimensionamento de Rotundas”, pode ser consultado através do site http://www.inir.pt/.
O documento foi mandado elaborar pela Estradas de Portugal a uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A “definição clara” de regras na construção das rotundas visa aumentar a segurança e diminuir a sinistralidade rodoviária nestas zonas.
De acordo com as regras que constam do documento, as rotundas devem ser de dimensão que tenha em conta o nível de tráfego e a tipologia dos veículos e zonas centrais sem elementos rígidos, como estátuas ou árvores. Devem também possuir uma curvatura mínima, para impedir que o veículo possa atravessá-la a direito. De acordo ainda com as regras propostas, a geometria de saída da rotunda deve ter “capacidade muito superior” de circulação relativamente à entrada e os traçados de aproximação devem impedir velocidades demasiado elevadas. A ilha central deve ser delimitada por lancil galgável, em detrimento do recto ou muito alto, para não facilitar o capotamento do veículo.
As autarquias não terão de adaptar as rotundas já existentes, mas terão de ter em conta estas normas na aprovação de projectos futuros.

5 comentários:

Anónimo disse...

É imperioso a colocação de uma placa adicional com o horário de abertura do "trânsito local" (portão).
Todos nós já vimos rotundas para todos os gostos e feitios. Esta tem uma particularidade – o trânsito local tem cancela!!!
Espero que a desculpa de nevoeiro seja uma boa justificação para um automobilista menos atento que de enfaixe, para não ser acusado de tentativa de invasão de propriedade privada.

Anónimo disse...

Na minha opinião a rotunda melhorou e muito o local. Era perigoso quando vindo das Gaeiras para Óbidos.
Reparando melhor na obra ressalta a colocação da sinalética mesmo no meio do passeio. Não se entende tal, parece que já começa a ser uso nas últimas obras (passeios). Se houve a preocupação de rebater o lancil do passeio nas passadeiras, esta obra tão vistoriada e acompanhada pela fina-flor da câmara (técnicos e políticos) e ninguém se apercebeu de tal depois de esbarrar num sinal. O trânsito local com portão pode-se resumir a melhorar a acessibilidade ao RECHEIO. Porque é que a mesma solução não foi adoptada na rotunda do PINGO DOCE?

Anónimo disse...

Obra vistoriada pelo sr. Engª Pedro Félix.

Anónimo disse...

O PS fala, fala, TF faz,faz,faz. A crise passa ao lado de Obidos mas não passa ao lado do PS que perde o Pais a 27 set e leva 7-0 a 11 out. O Machado até tremeu quando viu a sondagem que mandou fazer.

Anónimo disse...

Na rotunda do Parque Tecnológico o acesso ao mesmo também tem portão. A rotunda está implantada numa estrada municipal. Os sinais estão devidamente colocados num dos lados dos passeios.
Esta rotunda está localizada numa estrada nacional (ainda não foi desclassificada).
O acesso é tão pequeno resume-se a meia dúzia de metros, espaço esse manifestamente insuficiente para que um veículo possa travar com margem de segurança em caso de engano.
Pode ser que desperte a atenção ao programa “Nós por cá”