sábado, 27 de fevereiro de 2010

Em defesa “do rapaz novo”…Conversas Cruzadas na diagonal.

É um programa já habitual nas manhãs de sábado onde se debate Óbidos. A estrutura do programa é composto por quatro entrevistados (representantes de partidos) e um entrevistador - daí as Conversas Cruzadas. Sem dúvida que o espírito do programa é uma mais valia para divulgar na opinião pública as mais diversas questões, desafios e problemas, na perspectiva das diferentes sensibilidades políticas. Mas, como infelizmente começa a ser hábito, normalmente um dos quatro falha. Ultimamente apenas dois entrevistados comparecem - daí esta Conversa na Diagonal. Na última conversa onde é evidente que o entrevistador está mais bem preparado que os entrevistados (convém recordar que o representante do CDS/PP estava ausente por motivos de doença - parece que não existe mais ninguém para o substituir - o representante do PSD também não estava presente), algo de inédito acontece quando se falava ou conversava acerca da Lagoa de Óbidos: surge um “reforço” de peso ao telefone, nada mais nada menos que Fernando Costa para “reforçar” a posição do “seu” PSD relativamente à questão da Lagoa, dizendo “Presumo que não esteja aí ninguém do PSD..(…) pois, só ouço dizer mal do Presidente da Câmara das Caldas e de Óbidos e não haver ninguém aí a ripostar, achei bem repor a verdade ...

Estão convidados a irem amanhã á manifestação… aliás a reunião tem o consenso da Câmara e Assembleia de Óbidos, que foram convidados e vão estar presentes, convidámos a Senhora Ministra, convidámos o INAG e Águas do Oeste. A iniciativa é da Assembleia Municipal (Caldas da Rainha) porque foi lá que foi posta a questão pela iniciativa do Partido Comunista e teve logo todo o meu apoio… sobre a questão que temos agora aqui em causa, as câmaras de Caldas e de Óbidos têm estado sempre de acordo sobre os grandes problemas da Lagoa, todos sem excepção. O único facto em que as câmaras das Caldas e de Óbidos não estiveram logo de acordo tem a ver com a colocação dos dragados, mas quero fazer aqui uma nota, Óbidos reagiu à colocação de todos os dragados no concelho de Óbidos e percebo (se calhar eu faria o mesmo), porque a Lagoa é dos dois concelhos e portanto Óbidos teve essa atitude. Mas a Câmara das Caldas disse logo que aceitava parte dos dragados, com todo o gosto, se do ponto de vista ambiental não trouxessem inconvenientes graves. A Câmara das Caldas disse e a posição é a seguinte: coloquem os dragados aonde for correcto do ponto de vista ambiental (…) o critério da conveniência ambiental e dos interesses ambientais devem se sobrepor. Por isso esta pequena divergência sobre a Lagoa também não deve aí ser aproveitada para estarem aí a dar tanta tareia no Presidente de Óbidos que é um rapaz novo, simpático, dinâmico, com boas ideias… porque essas tareias num Presidente de Câmara já idoso, com muitas rugas, calejado… já não causam mossas – não é por causa dessas mossas que estou a ripostar… estou para esclarecer (…) A Câmara Municipal de Óbidos tem estado sempre solidária com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha e, portanto, aqui fica esta pequena correcção.”

E, amanhã, lá estarão unidos pela Lagoa.

8 comentários:

Anónimo disse...

O programa perde muito quando são só dois intervenientes, estes são muito fraquinhos…
O programa tem muita importância para se conversar sobre Óbidos, quando estão reunidos os 4 é pena que nem sempre o PSD esteja disponível e o CDS sem FBT parece que não tem mais ninguém.
Ressalvo o quanto é importante este debate para elucidar a opinião publica.

Anónimo disse...

Quando o José Machado não pode ir arranja sempre quem o substitua. Pelo contrário, o PSD é quem mais falta e não tem gente preparada para debater todos aqueles assuntos.

Anónimo disse...

Algo está mal quando um Presidente da distrital entra num debate e vem em socorro daqueles que faltam consecutivamente. Começou logo por perguntar se estava lá alguém do PSD.

Anónimo disse...

PS/OBIDOS


Vila de Óbidos – a realidade e não a visão


1. O Partido Socialista de Óbidos não tem a ideia de que a Vila de Óbidos deva ser mais importante que o resto do Concelho.
2. Mas o que o PS Óbidos não pode deixar de constatar é que a maioria PSD, no poder há quase uma década, despreza a Vila de Óbidos e o seu património.

3. Esta maioria do PSD, além de não ter concretizado o muito que prometeu, para a Vila de Óbidos tem procurado, por acção ou omissão, maltratar sistematicamente os habitantes da Vila que continuam a querer resistir à sua desertificação e à sua transformação em parque temático.

4. Esta maioria PSD com as suas sucessivas alterações à circulação na Vila, gerando o acesso difícil e perigoso, descurando os problemas com o saneamento básico, não cuidando da boa preservação e limpeza, não reabilitando, ignorando alguns maus serviços de restauração e Turismo, e cada vez com mais interdições à fruição do espaço público, por meses indetermináveis, da zona da Cerca, não tem ideias nem vontade para dar vida à Vila de Óbidos.

5. Esta indiferença, este mau trato e tanto desprezo pela Vila de Óbidos, causador do estado caótico do saneamento e do abastecimento de água, fazem parte de um conjunto de razões pelas quais a candidatura a Património da Humanidade da UNESCO, essa promessa feita em 2001, nunca saiu do papel.

6. Só desde que em Outubro passado (2009) este Executivo tomou posse foram detectadas 16 roturas nas canalizações públicas na Vila de Óbidos.

7.Impõe-se, a todos, uma leitura adequada da realidade que se vive hoje em Óbidos, ao contrário do que é anunciado e propagandeado pela maioria do PSD, a bem do Concelho e dos seus Cidadãos.



PS Óbidos

Anónimo disse...

http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=29404

Anónimo disse...

Há culpas de sucessivos governos nos problemas da Lagoa, mas convém acentuar que foi a então Ministra do Ambiente Engª Elisa Ferreira que anulou o consurso já então abrto no DR para a aquisição de dragas em permanencia na Lagoa...
Acerca da colocação de dragados nos dois concelhos, fui testemunha e disse-o por aí...de que o Dr. Fernando Costa aceitou a divisão dos mesmos, desde que como foi assegurado pelos técnicos presentes, não houvesse o perigo de contaminação pela colocação dos dragados no seu concelho...
O problema maior é que sempre que se está no governo não se faz e é-se acusado de não fazer...
Quando finalmente se conquista o poder...continua a não se fazer e a atirar com as culpas para cima dos outros que não fizeram...enquanto se continuam a dizer que não se faz...

E a Lagoa a morrer aos bocadinhos...

Eu vou estar na Foz se Deus quiser...hoje às 16,00...!!!

Maximino

Anónimo disse...

Quem os ouvia e quem os ouve...

Anónimo disse...

Mas afinal onde vão ser postos os dragados?
Já está escolhido o sítio para os dragados?
Diz-se que vão o Arelho, para junto da porta do Dr. Telmo Faria ...