quarta-feira, 14 de maio de 2008

Da especulação aos impostos + 3 cts/litro

Segundo os dados que a Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia divulga há vários anos.
PREÇOS DE COMBUSTIVEIS SEM IMPOSTOS E COM IMPOSTOS EM PORTUGAL SUPERIORES AOS PREÇOS PRATICADOS NA MAIORIA DOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA
Os preços dos combustíveis não dependem apenas dos preços do petróleo. Na sua transformação nas refinarias portuguesas existem muitos outros custos. Por exemplo, custos com salários. E os salários portugueses são, em média, cerca de metade dos salários médios da União Europeia. Apesar disso, os preços dos combustíveis em Portugal são superiores aos da maioria dos países da União Europeia, nomeadamente aqueles com custos salariais muito mais elevados, como mostram os dados da Direcção Geral de Energia constantes do quadro seguinte.
O problema dos preços elevados dos combustíveis em Portugal não resulta apenas de impostos altos, mas também e fundamentalmente dos preços elevados cobrados pelas petrolíferas, o que tem contribuído para inflacionar os seus lucros. O quadro seguinte, mostra o peso em euros do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a taxa de IVA que incidem sobre os combustíveis em Portugal e a média da UE15, o peso total das Taxas em percentagem do PVP.

Em relação a todos os combustíveis, o ISP em Portugal é superior ao da média da UE15 em 1,3%, e o IVA em 5,3%. A partir de Jun2008, o IVA será superior em 0,3%. Em % do PVP, o peso das taxas em Portugal representa, em relação a todos os combustíveis, 54% do PVP, que é igual à média da UE15.

Em relação ao gasóleo: Portugal 48%, UE15: 49%; e à gasolina: Portugal: 60%, UE15: 59%. Em Março de 2008, de acordo com dados da Direcção Geral de Energia, sem impostos , o preço do gasóleo em Portugal era superior ao preço médio praticado na União Europeia em 0,7% e o da gasolina 95 em 3,5%. Mas existiam países, muito mais desenvolvidos e com custos muito mais elevados do que Portugal, onde a diferença era muito maior. Em Março de 2008, o preço da gasolina sem impostos em Portugal era superior ao da Inglaterra em 12,3%, e o do gasóleo também sem impostos era superior ao da Suécia em 17,8%. Em Dezembro de 2007, com impostos , o preço do gasóleo em Portugal era superior em 0,9% ao preços médio da U.E-15paises, e o de gasolina em 6,2% . Também aqui se verificam grandes anomalias. Por exemplo, o preço em Portugal com impostos da gasolina é superior em 24,7% ao preço de Espanha , e o de gasóleo é superior em 17,8% ao preço praticado no Luxemburgo

O AUMENTO DO CUSTO DO PETRÓLEO PARA AS PETROLÍFERAS PORTUGUESAS É MUITO INFERIOR AO QUE PRETENDEM FAZER CRER

Os órgãos de informação divulgam normalmente a variação do preço do petróleo em dólares, mas para as petrolíferas portuguesas que vendem os combustíveis em euros, o que interessa é o preço na moeda europeia pois possuem euros que depois trocam em dólares. E com a desvalorização contínua do dólar este vale cada vez menos e, consequentemente, o custo do petróleo para as empresas a funcionar em Portugal é muito mais baixo , como mostram os dados do quadro.

Entre 2006 e 2007, o preço médio do barril de petróleo aumentou 11,4% em dólares e apenas 1,5% em euros, ou seja, o aumento em euros foi inferior em 7,6 vezes à subida em dólares.

Se considerarmos um período mais recente – Dezembro de 2007 a Março de 2008 – o aumento em dólares atingiu 13,9% e em euros apenas 7%, portanto a subida em euros foi praticamente metade do aumento registado em dólares. Se a análise for feita, não em percentagem, mas em unidades monetárias, conclui-se que, entre Dezembro de 2007 e Março de 2008, o preço do barril aumentou 12,69 dólares o que correspondeu a uma subida de 4,39 euros, portanto o aumento em euros correspondeu quase um terço da subida em dólares. [1]

Para além disso, e isso é sistematicamente esquecido nas noticias que aparecem nos órgãos de comunicação, o combustível vendido num dia não foi produzido com o petróleo adquirido nesse mesmo dia. Ele foi produzido de petróleo adquirido pelas petrolíferas três ou seis meses antes, quando o preço do petróleo era muito mais baixo. No entanto, o aumento dos preços dos combustíveis parecem não ter como base as variações dos preços do petróleo na data em que foi adquirido, mas sim o preço do petróleo no mercado internacional na altura em que os combustíveis, produzidos com petróleo adquirido em períodos anteriores, é vendido aos consumidores portugueses, o que evidentemente permite inflacionar os lucros das petrolíferas. Tudo isto é possível devido à passividade, para não dizer mesmo à conivência, do governo e da Autoridade da Concorrência que praticamente não existe neste campo.

OS PREÇOS DOS COMBUSTIVEIS EM PORTUGAL VARIARAM 18 VEZES NOS ÚLTIMOS 4 MESES

Os preços dos combustíveis em Portugal variaram nos últimos 4 meses 18 vezes como revelam os dados oficiais da Direcção Geral de Energia constantes do quadro seguinte.

Entre Dezembro de 2006 e Dezembro de 2007, o preço da gasolina 95 aumentou em Portugal 11% e do gasóleo 17,2%, enquanto o preço médio do petróleo em euros subiu, entre 2006 e 2007, 1,5%. Entre Dezembro de 2007 e Abril de 2008, portanto em apenas 4 meses, o preço da gasolina 95 subiu em Portugal 6,8% e o preço do gasóleo 12,7%. De acordo com a Direcção Geral de Energia, e são os últimos dados que se encontram disponíveis no seu "site", entre Dezembro de 2007 e Março de 2008, o preço do barril de petróleo aumentou em euros 7%. E tenha-se presente a chamada de atenção que fizemos anteriormente, que é a seguinte: o combustível vendido num determinado dia não foi produzido com o petróleo ao preço desse dia , mas sim com petróleo adquirido entre três a seis meses antes, portanto a preço muito mais baixo.

[1] Deve-se destacar que as petrolíferas estão interessadas em perenizar os super-lucros que obtêm com a venda de combustíveis líquidos. A alternativa do gás natural nos transportes, mais económica e ambientalmente favorável, já é corrente em muitos países do mundo. Mas em Portugal o cartel das empresas de petróleo restringe a liberdade de opção dos consumidores com o não fornecimento deste combustível nos seus postos.

Obrigado pelo contributo de um leitor.

13 comentários:

Anónimo disse...

É uma pouca vergonha...
Por mais explicações que me tentem dar, muito dificilmente me convencerão de que não estamos perante uma especulação inqualificável, permitida por um governo que daí retira proventos...

Em tempos de crise, era suposto que "todos ficassem a perder"...
Uns, os cidadãos pelo facto de terem o custo de vida agravado... Outras, as petrolíferas que deveriam arrecadar no máximo os mesmos lucros que anteriormente conseguiam...

Mas o que vemos nós?
De um lado o cidadão a ver cada dia que passa as dificuldade a crescerem... e do outro as petrolíferas a arrecadr proventos nunca antes conseguidos...

No meio...?
- Bem no meio e muito caladinho...o governo a arrecadar cada vez mais impostos em função do aumento dos combustíveis ...

Ao que parece (não deve interessar...!!!) o governo não fiscaliza os preços, permitindo a cartelização...então, pedia-se no mínimo a um governo que estivesse atento às dificuldades dos cidadãos do seu País...que pelo menos baixasse o imposto sobre os produtos petrolíferos, na razão directa dos aumentos...mantendo mais ou menos o imposto antes arrecadado...mas não o aumentando...!!!

Mas isso seria um governo que respeitasse os seus concidadãos, mas infelizmente estamos a ser governados por pessoas para as quais nós não contamos, a não ser para pagar cada vez mais...
E por isso se assiste também a esta pouca vergonha de decretarem Leis para os outros...e colocarem-se eles mesmos à parte delas...como ainda agora fizeram com a atitude de fumarem dentro do avião que os levou a
Caracas...

E era tão facil terem ficado dentro da Lei...bastava que para isso tivessem feito o que recomendam aos outros...irem fumar para a rua...!!!

Estamos mesmo entregues à bicharada...!!

Maximino

Anónimo disse...

1 - Considero que o papel da Alta Autoridade deve ser permanente. Não só em situação de "crise".
2 - A GALP é uma empresa onde o Estado (leia-se, o Governo) tem o poder de exercer a designada Golden Share.

Os portugueses sabem que, na GALP (empresa portuguesa), os preços são os mais elevados do mercado. Em outras marcas podemos abastecer com valores inferiores (3 e 5 cêntimos e, noutros locais, com valores que podem chegar aos 10 cêntimos).

Assim, ousam
os perguntar:
- Para que serve a Golden Share na GALP? Não acreditamos que as grandes decisões tomadas pelo Conselho de Administração não tenham o aval do Governo.
- Por outro lado ( e deixem-me recorrer à ironia, não à demagogia), para quem aufere avultados vencimentos e muitas e boas mordomias, não podiam ter uma GESTÃO mais adequada aos interesses dos portugueses (o povo - o cidadão)?

Anónimo disse...

No debate na Assembleia da República realizado em 30/04/2008, Sócrates, após os preços terem aumentado 18 vezes só em 2008, e perante a pressão da opinião pública, como se tivesse sido surpreendido pela primeira vez por tal situação, afirmou que o governo mandara a Autoridade da Concorrência investigar a formação dos preços dos combustíveis, e que só podia tomar decisões com base em dados objectivos. O seu ministro da Economia, que anda normalmente cego para situações desta natureza ou semelhantes, em declarações aos órgãos de informação, e como se não tivesse nada a ver com o que se passa no sector de que é responsável há vários anos, afirmou que "a Autoridade da Concorrência deve esclarecer, com maior urgência, se eventualmente há factores que não decorrem do aumento dos custos de produção que possam estar na origem dessas subidas de preços". Mas logo acrescentou, preparando-se para, tal como Pilatos, lavar as mãos e dizer que nada pode fazer ou que não é com ele: "O Ministério da Economia não pode controlar o preço do petróleo, mas pode e deve certificar-se que os preços de venda ao público dos combustíveis estão a ser normalmente tomados no mercado, com a transparência exigível". Mas será que o governo, e nomeadamente Sócrates e Manuel Pinho, têm razão para alegar ignorância sobre o escândalo dos aumentos dos preços dos combustíveis em Portugal e para o facto de que "as pessoas estão muito preocupadas com o aumento dos preços das gasolinas e dos gasóleos" como afirmou o ministro da Economia.

Anónimo disse...

Hoje ouvi no telejornal e ainda a propósito do aumento dos combustíveis alguém sugerir o seguinte:
Os cidadãos deveriam organizar-se de forma a abastecerem-se só numa marca de maneira a causar prejuízo nas restantes… seria a única e talvez melhor maneira de protesto. As outras petrolíferas teriam prejuízo e baixariam os preços… Faça-se qualquer coisa para se protestar…

Anónimo disse...

Por falar em protesto… alguém cortou a água da casa de “alguém” muito importante do nosso concelho.
Segundo más línguas “alguém um vice muito importante” foi graduado no “balão”…. E agora até tem direito a mordomias com motorista de serviço e tudo….

Anónimo disse...

Curiosidade: a Venezuela tem a gasolina mais barata do mundo. Um litro de super, a mais usada, custa 0,0 70 bolívares (0,02 euros) enquanto que a sem chumbo tem o preço de 0,091 bolívares (0,030). Para se ter um termo de comparação, os habitantes sabem que um litro de combustível é vinte vezes mais barato do que uma garrafa de água pequena. De acordo com um relatório do Banco Mundial publicado no ano passado, Irão, Líbia, Kuwait e Arábia Saudita são os outros países, após a Venezuela, com a gasolina mais barata.

Anónimo disse...

O Sócrates tem realmente muitas razões para e deve pedir desculpas. Das mentiras, dos enganos, de muita miséria e pobreza que criou, e muito, muito mais. Escolheu o ter fumado um cigarro num avião, para vir dar uma imagem de ser humano que até reconhece um erro e assim acabar com a polémica. Ganha a sua imagem perante este acto de contrição



Senhor, a teus pés eu confesso:
- Senhor, um cigarro fumei!
Senhor, se perdão aqui peço,
Não mereço! Senhor,
um cigarro fumei e pequei!
Perdão, no entanto eu te imploro!
Senhor, Tu, que és a redenção!
Eu sei que menti e que adoro e eu choro
Senhor, ao rogar seu perdão!
Senhor, eu confesso o perjúrio de tantas promessas!
Senhor, eu errei mas na vida encontrei a lição!
Senhor! Eu t’imploro, senhor, ó meu povo:
Não t’esqueças da minha oração!
Senhor, ó bondade infinita, dai-me o seu perdão!
o Canudo por mérito eu na vida jamais encontrara!
É tarde! Caminho pela vida perdido na dor!
Senhor, este mandato é mais puro que a jóia mais rara,
Que o mais puro vício!
Senhor se o voto é castigo,
Perdão meu senhor!

Anónimo disse...

Importante, importante mesmo, é o petróleo... tenho pena que o homem não tenha puxado do cigarro, lá, bem pertinho do combustível... só para testar se o mesmo é bom e até inflamável... já agora, enquanto o outro fazia gala da amostra para a TV... eheheheh!
Deixemo-nos de "fumaças"... vejam as benesses que os "nossos donos" nos vão trazer - gasolina para aí a €0,20/litro...?! Lá, parece que é a €0,03/lt.
Não gostei lá muito de ver, o "dono" da GALP, tão perto do poço... ele já deve estar a pensar em manter os "pitróleos" por cá aos preços actuais (ou pior) e ficar com a diferença para aumentos salariais aos "donos" da "destilaria"... eheheh!
Estas maravilhas dão-me cá um gozo... Patego, olha ó "galão"... do pitróleo, claro!

Anónimo disse...

Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=0.90USD).
- Em 2008, um barril de petróleo custa 98USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=1.40USD).


Actualização em 08/04/2008:

- um barril de petróleo custa 107 USD, ou seja, 67.72 EUR (1.00Eur=1.58USD).

Anónimo disse...

É essa sim a verdade, o petróleo não tem aumentado o que aumenta é o euro...

ESTÃO NOS A IR AO BOLSO E NÓS DEIXAMOS....

Anónimo disse...

Os aumentos de preço começam a ser diarios... era importante que a sociedade civil se mobilize para um boicote pricipalmemte á GALP.

Anónimo disse...

Anonimo, Boston, EUA

Deixem-me apenas registar alguns factos. Vejamos: Neste Pais, sempre apelidado de "Capitalista" 1galao de gasolina (3,75litros), custa uma media de usd 3.78 = usd 1.01/litros = 0.65 euros/litro. Impostos sobre a gasolina. Ha dois impostos, a saber: o imposto Federal e o imposto Estatal variavel de Estado para Estado. A media geral destes dois impostos, depois de somados e, desde Janeiro ultimo, de usd 0.47/galao = usd 0.17,3/litro = 0.11 euros/litro. De quantos mais e imposto em Portugal? Certamente que muitas! ! Outro facto: Ja pensaram quanto e que o Estado Portugues beneficia/arrecada de impostos com as doencas dos seus cidadaos? Aqui, nos EUA, nao em todos os Estados, mas na sua maioria, os medicamentos estao isentos de todo e qualquer imposto, pois ninguem adoece por prazer e compete ao Estado zelar pela saude dos seus cidadaos. Ultimo facto: Tambem na maior parte dos Estados, o vestuario e calcado de custo unitario ate usd 200.00 (129.00 euros)estao isentos de impostos. Razao: ninguem pode andar nu.
Afinal qual e o Pais "Capitalista"?
Os EUA ou Portugal? O leitor que pense e decida!

Anónimo disse...

Felizmente o ultimo comentador vive num pais de oportunidade. Sabia que a gasolina era muito mais barata, no entanto desconhecia por completo a isenção de impostos sobre os medicamentos e vestuário até um determinado montante.Diz muito bem o Estado zela pelo seu cidadãos, nós por cá neste cantinho do outo lado do Atlântico somos é lesados pelo Estado...