sábado, 24 de maio de 2008

Para quando?

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades no sentido da melhoria do ambiente, da segurança e da informação dos cidadãos. Este galardão é atribuído anualmente às zonas balneares e portos de recreio que se candidatem e que cumpram os 27 critérios ambientais, de segurança, de informação e de sensibilização ambiental do público estabelecidos.
A Campanha Bandeira Azul teve início em 1987 e é coordenada internacionalmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE). Em Portugal o Operador Nacional é a Associação Bandeira Azul da Europa – secção portuguesa da FEE, com o apoio técnico-logístico do Instituto do Ambiente e do Instituto da Água, assessorada por um júri nacional constituído por entidades da Administração Central e Regional e Associações que se relacionem com os objectivos da Campanha.
O concelho de Óbidos não tem nenhuma praia com bandeira azul, apesar de toda esta extensa costa (aqui par ver). Apesar dos critérios terem evoluído de ano para ano, tornando-se cada vez mais exigentes, o número de praias e marinas distinguidas não tem parado de aumentar.
Consultando Zonas Balneares Galardoadas em 2008, facilmente nos apercebemos do vazio entre o concelho de Caldas da Rainha que tem uma praia - a Praia do Mar (F. do Arelho) - e Peniche que tem seis, sendo a mais próxima Baleal Norte.
Será que os responsáveis não estão interessados neste galardão, estando Óbidos a apostar no turismo?

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, bandeiras só da Nestlé e nas muralhas...(sem critério).

Anónimo disse...

Ou do BES.

Anónimo disse...

Para quê ter uma Bandeira Azul... Quase todos os concelhos têm uma assim o TF não poderia aparecer na televisão a dizer que era o único que tinha... Que disparate... se todos têm então Óbidos não precisa... pintem lá a bandeira de cor do burro quando foge e aí sim... aí o TF vai querer ter uma