terça-feira, 27 de novembro de 2007

Geminação com Gramado - Filipe Escolari vai ser padrinho

"O Prefeito de Gramado Pedro Henrique Bertolucci e o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos (Portugal), Telmo Henrique Correia Daniel Faria assinaram o Protocolo de Geminação que marca a união fraterna entre as duas cidades em sessão especial na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, 21. Pedro Bertolucci afirmou que “o compromisso fraterno que assinamos hoje, ratifica uma relação inicada há dois anos que enriquece a cultura, a economia e o turismo de Gramado. A escolha da Câmara para esta cerimônia é uma homenagem a casa do povo Gramadense”.
O Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Henrique Correia Daniel Faria, cargo que equivale ao de Prefeito, falou que “estamos a cimentar uma verdadeira irmandade com Gramado para desenvolvermos em conjunto o nosso projeto de caminhada internacional”. Telmo descreveu as características da cidade histórica de Óbidos, cuja fundação data de 300 anos antes de Cristo, enquanto um vídeo mostrava em detalhes os encantos da “Vila” de 12 mil habitantes que assim como Gramado aposta forte no turismo.
Telmo Faria anunciou durante a cerimônia que o técnico da seleção portuguesa, o brasileiro Luis Felipe Escolari, aceitou o convite para ser o padrinho da Geminação de Óbidos com Gramado e já tem participação garantida no próximo evento de assinatura em Portugal.
Gramado já está presente nos eventos de Óbidos “a primeira inspiração de gramadense se reflete na realização da nossa Vila de Natal, que se realiza pelo segundo ano consecutivo e que terá a apresentação do Natal Gaúcho, assim como ele é feito aqui, com os músicos Pepeu Gonçalves, Dante Ramon Ledesma e a família Fagundes, divulgando as origens, a tradição e a cultura do Rio Grande do Sul em Portugal”, salientou.
A comitiva oficial de Óbidos que que veio a Gramado para acompanhar os atos oficiais da geminação é composta do Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, José Parreira, Vice Presidente, Pedro José Barros Félix, vereadores, Humberto da Silva Marques e José Rodrigues Machado, o jornalista e apresentador de televisão, João Carlos Costa e os empresários da hotelaria e membros da direção da associação óbidos.com, Nuno Garcia e Ernani Pedras.
A cidade de Óbidos
Óbidos fica a 75 km da capital portuguesa, Lisboa e possui 12 mil habitantes. Realiza o Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval, junto ao Centro Histórico, com paisagem impar. O Festival Internacional de Ópera é apresentado há mais de 40 anos e a Vila de Natal, que foi feita pela primeira vez o ano passado com inspiração em Gramado."

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa pessoau ! já nos estão tratando como gente.

Anónimo disse...

Afinal parece que não inventaram nada. Simples plágio de terras brasileiras. Gamaram ao Gramado...
Extraordinário o Chefe Gabinete da Presidência da Câmara José Parreira tem honras protocolares especiais aparece bem na frente do Vice e vereadores...

Anónimo disse...

12.000 habitantes? cidade? há doutô ou coronéu nós é que estamos gramados... No ano de 2007 é que foi parir, o nosso Presidente da República pode sossegar.

parvus disse...

mas a geminação não era para ser com o Óbidos de lá?
Se calhar não tinha bons hotéis para alojar tão brilhante comitiva.

arribro disse...

bem, a imagem de marca que o nosso Óbidos exportou é de gritos!
É caso para dizer-tudo no papo nada na tola!

Um Obidense atento disse...

É claro que fazia todo o sentido que a geminação, a existir, fosse com o Óbidos de lá, mas é gente pobre e a cidade é mais pequena, embora a sua construção tenha a ver, essa sim, com Óbidos.
Mas, como o Óbidos de cá virou vila governada por gente da alta sociedade, só se pode geminar com cidades ricas, onde seja tudo à grande... Esperamos para ver os grandes intercâmbios resultantes desta geminação e os seus custos.