domingo, 10 de agosto de 2008

Cuidado - SAÚDE EM PERIGO

É susceptível de provocar paralisia em qualquer parte do corpo, que pode ser irreversível. Também pode causar diarreia, vómitos, dores abdominais, fraqueza muscular e cefaleias.
A pesca e comercialização de marisco na Lagoa de Óbidos está proibida desde finais de Junho, por contaminação com toxinas marinhas que podem causar problemas de saúde, mas a população continua a apanhá-lo para consumo próprio. A situação levou já ao reforço da fiscalização pela Autoridade Marítima e está a indignar os mariscadores profissionais, que estão impedidos de trabalhar e receiam que alguém adoeça e com isso leve má fama à Lagoa.
Os editais da Autoridade Marítima a proibir a apanha e comercialização de todos os bivalves, devido à contaminação com toxinas PSP e DSP, estão afixados desde 27 de Junho nos cafés e bares em redor da Lagoa e está a ser ponderada a hipótese de serem colocadas placas informativas na praia.(mais aqui)

5 comentários:

Anónimo disse...

"...Duas famílias de emigrantes uma na Suíça e outra em França, que pediram o anonimato, disseram ao CM que apanharam dois sacos de berbigão pequeno para fazer um lanche. "Fomos para a Lagoa apanhar porque havia lá mais pessoas à pesca e vamos levar o marisco para o nosso lanche", contaram, adiantando desconhecer a proibição..."

É típico...: "ter mais olhos que barriga"

Depois comem 3 ou 4 quilos...e abandonam o resto nos pinhais ou nas margens da Lagoa...

O que se pode fazer...para alterar "a parte asinina" que parece restar no cérebro de certas pessoas...???

Maximino

Anónimo disse...

Como o povo diz:
O que não mata... engorda!

Anónimo disse...

Continuem a comer marisco e quando começarem a sentir uma paralização no bracito, depois nem conseguem arriar as calças!!!

Anónimo disse...

Continuem a comer marisco e quando começarem a sentir uma paralização no bracito, depois nem conseguem arriar as calças!!!

Anónimo disse...

associação de mariscadores!
festa da lagoa?
medalhas: