sexta-feira, 30 de novembro de 2007
... individualmente será inglório
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Quem poderá resolver
Os Bombeiros Voluntários de Óbidos, como todos sabemos, estão no Quartel já hà algum tempo. No entanto, a sinalização horizontal impossibilita que qualquer viatura tenha acesso ao quartel vinda no sentido de Caldas da Rainha / Óbidos.quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Geminação com Gramado - Parte II
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Geminação com Gramado - Filipe Escolari vai ser padrinho
"O Prefeito de Gramado Pedro Henrique Bertolucci e o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos (Portugal), Telmo Henrique Correia Daniel Faria assinaram o Protocolo de Geminação que marca a união fraterna entre as duas cidades em sessão especial na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, 21. Pedro Bertolucci afirmou que “o compromisso fraterno que assinamos hoje, ratifica uma relação inicada há dois anos que enriquece a cultura, a economia e o turismo de Gramado. A escolha da Câmara para esta cerimônia é uma homenagem a casa do povo Gramadense”.NATAL LUZ - em GRAMADO
"Através de uma sugestão da Comissão Organizadora da 12ª Festa das Hortênsias, em dezembro de 1986, criou-se, por ocasião do Natal, um passeio pela principal avenida de Gramado. Diversos corais levando nas mãos velas acesas e entoando cânticos natalinos numa caminhada com a participação da comunidade e culminando na Praça da Igreja Matriz, onde a Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, de Porto Alegre já aguardava para dar início a um grande concerto com músicas clássicas e natalinas, num espetáculo de muita luz e emoção.segunda-feira, 26 de novembro de 2007
domingo, 25 de novembro de 2007
Poluição visual ... tantas antenas
sábado, 24 de novembro de 2007
Faz hoje um ano
Faz hoje um ano que fortes chuvadas causaram inundações provocando danos em habitações, agricultura e em infraestruturas.
Barragem do Arnóia não evitou inundações
Devido às inundações, os bombeiros de Óbidos tiveram de proceder a uma evacuação de uma senhora de 83 anos que vive junto à vila. Houve casas inundadas também no Olho Marinho e na Usseira. A Estrada Nacional 8, junto à vila de Óbidos esteve também cortada ao trânsito, devido à subida das águas do rio Arnóia. A mesma estrada ficou também cortada no Paúl, na entrada norte do Bombarral e na Várzea da Pedra (Cintrão). Também a estrada que liga Óbidos ao Arelho esteve submersa. O mau tempo destruiu a estrada que liga Óbidos à localidade da Gracieira, assim como a ligação entre A-da-Gorda e Pinhal. Durante algumas horas os acessos a Óbidos e ao Bombarral apenas foi possível através da auto-estrada. Segundo a Câmara de Óbidos, as comportas da barragem do Arnóia estiveram abertas, com o IDRHA a fazer descargas controladas, em concertação com a protecção civil municipal. O vereador José Machado, eleito pelo PS, enviou uma carta ao secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades a pedir um inquérito sobre o que se passou em Óbidos. “Tudo isto é estranho considerando a construção da barragem do rio Arnóia. Uma das razões apontadas para tal solução, que custou milhões de euros, residia exactamente numa maior e melhor gestão do caudal do rio Arnóia que tradicionalmente inundava campos nas suas margens”, comenta na missiva o autarca. O vereador suspeita que “falhou a gestão da barragem, a articulação com a Protecção Civil, a limpeza do caudal do rio e dos ribeiros adjacentes” e por isso pede o apuramento das devidas responsabilidades. Ao final da tarde de segunda-feira o presidente do IDRHA, José Canha, enviou para as redacções dos jornais um esclarecimento em que explica que a afluência de água foi de tal modo intensa que entre as 6h00 e as 15h00 as cotas na albufeira subiram de 26,76 para 29,63 metros. “Graças ao armazenamento na albufeira foi possível conter a montante desta estrutura 1,71 milhões de m3 de água que teria escoado livremente sem a sua existência”, refere, adiantando que “os níveis de cheia a jusante foram menores do que aconteceria se o rio corresse livremente”. In gazeta das Caldas
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
A gafe da verdade...
O local não teve esse problema. Como só falou de CO2...
Registe-se...
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Se estiver por lá ...vá lá (Marketing)
Dia 29 de Novembro, pelas 17h30, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, a Câmara Municipal promove a Conferência "Marketing das Cidades", que contará com a intervenção do autarca local, Seruca Emídio, do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, e ainda do jornalista catalão, Ramon Font.
A sessão arranca com a participação do anfitrião que irá falar sobre Marketing do Território e o projecto LC ("Loulé Concelho").
Segue-se a intervenção do edil de Óbidos que vai fazer uma exposição dedicada ao Marketing no seu concelho.
O Seminário encerra com uma abordagem ao caso de Barcelona, reconhecido em todo um mundo como um caso de sucesso ao nível do Marketing, pelo jornalista espanhol Ramon Font.
Os oradores deste seminário são três personalidades que, directa ou indirectamente, têm dado o seu contributo para a promoção de uma matéria cada vez mais em voga e que tem sido determinante para o desenvolvimento das cidades modernas - o Marketing. "Separar não custa nada"... mas estando à espera até custa
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Ufa 1º mês...
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
ILHAS ECOLÓGICAS versus ILHÉUS...
Telmo Faria está convicto de que "este compromisso vai ser levado muito a sério por todos" e a prova disso é que a campanha de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU), em ecopontos, ilhas ecológicas e recolha porta-a-porta, iniciada há seis meses, "já resultou numa taxa de desvio de resíduos do aterro de 9,7%". Esta acção, adianta, representa um aumento de 130% na separação. “Conseguimos reduzir cerca de 10 por cento de resíduos, uma redução que é muito estimulante”, apontou, acrescentando que em média, o Município de Óbidos vai enviar menos 500 toneladas de resíduos por ano para aterro. “O que se traduz em menos 480 toneladas de dióxido de carbono por ano”, adiantou. O autarca anunciou que a Câmara vai promover o “princípio do poluidor-pagador” que se trata da implementação de um sistema de taxação de resíduos ao nível do fogo. “O objectivo é pagar conforme o seu comportamento, com o intuito de mudar o comportamento dos munícipes na produção e destino dos seus resíduos, contribuindo para uma menor quantidade depositada em aterro”, referiu. In Jornal das Caldasdomingo, 18 de novembro de 2007
Óbidos selecciona personagens natalícias...
Melhores condições...
A vila das Gaeiras, através do seu clube, terá um campo de futebol relvado. Um bom exemplo de um clube, sempre a cescer desde 1946 (ver aqui mais informação)
Concreto Kem? Nem a câmbra informa!
Munícipe sem papas na língua. Critica construção de prédio lá para os lados de ... sem saneamento. "Punta-se a quem?".
Alguém conhece este senhor? Será que reside no concelho? Pelas queixas...
sábado, 17 de novembro de 2007
" Separar não custa nada "
Não se entende esta coabitação paragem / contentor. Infelizmente esta convivência bizarra repete-se em quase todas as paragens na freguesia de À-dos-Negros. Não se percebe se é para disfarçar o aspecto das paragens ou realçar a campanha empreendida para um ambiente melhor e mais saudável ... "SEPARAR NEM CUSTA NADA"
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Se se concretizar...
... merece destaque pela positiva. Parece que andaram a fazer o levantamento para restaurar este lindíssimo chafariz, branco e azul, graciosamente decorado com ornamentos barrocos, situado no largo do Santuário do Senhor da Pedra. Será que é desta que toda a envolvente do Santuário será reabilitada?
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Civismo / Estratégica
Esta atitude comportamental que no quotidiano as pessoas manifestam choca com a defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida colectiva, preservando a sua harmonia e o bem estar de todos.
Até é fácil desculpabilizar e atribuirmos a responsabilidade à falta de civismo.
É lamentável a falta de civismo do cidadão, mas pior que isso é a falta de civismo dos decisores com responsabilidade na esfera política e turística. Este conspurcar das muralhas (monumento nacional) de lixo não será um bom exemplo para se repensar e avaliar o impacto do turismo de massa....
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Quem me tira daqui... ALGUÉM ESTÁ Á ESCUTA...
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Quase que apostava...
Em caso de emergência...
domingo, 11 de novembro de 2007
Relaxe, neste final de tarde...enquanto aguardamos.
Apoio...ou falta de Apoio
sábado, 10 de novembro de 2007
Evolução ou Regressão...
Não esqueça...
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Revolução ambiental: Óbidos na frente de ataque às alterações climáticas
Reflicta-se:
- O Presidente apresenta-se enquadrado na vila de Óbidos (imagem criada e a manter)/o Vereador enquadra-se em paineis solares (imagem a promover: ruralidade do concelho)
- Carbobarómetro(?!!!) - cenário: camião verde atravancando porta principal...
- Política de tarifa diferenciada, de acordo com a recolha selectiva - moro no concelho e vou sempre ao ecoponto!
- animação gráfica dos futuros "Parque da Vila" e "Parque Floresta" - compreende-se a parceria com privados!
- a criação de "uma verdadeira universidade do ambiente" (Ó Senhor Vereador!) -a disciplina não vai ser implementada no ensino básico?!
- rentabilizar o desperdício dos eventos: marca Óbidos Carbono Social (será que os intervenientes vão usar aqueles sofás nas suas salas?)
Os media são, de facto, grandes veículos de divulgação (e publicitação) de causas nobres, mas...
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Vai ser... TÃO BOM
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Do outro lado do espelho...
O B R I G A D O
Pensando na necessidade...
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Sem identidade
domingo, 4 de novembro de 2007
Quem ocupa o vazio?
Aproxima-se a época em que tudo se volta a repetir. Quando chove com um pouco mais de intensidade, a EN8 entre o ramal da auto estrada e o limite do concelho com as Caldas da Rainha, torna-se quase impraticável ao trânsito. Grandes lençois de àgua invadem a faixa de rodagem porque as valetas para drenagem das àguas pluviais encontram-se num estado difícil de descrever mas facilmante perceptível por quem passa por essa zona. Segundo o semanário Sol-Estradas de Portugal gastam 2 milhões e 500 mil Euros sem concurso público. a E.P. tem a responsabilidade pelas actividades relacionadas com a manutenção e exploração da rede, desde a inspecção e planeamento das intervenções de conservação e reabilitação até às actividades ligadas à segurança rodoviária, comunicação e assistência aos utentes. Apercebemo-nos que esta empresa pública não tem recursos próprios e por isso é sustentada pelo Estado e com tantos milhões de euros gastos à larga, não haverá milhõezitos de cêntimos para fazer obras de manutenção? A EN8 será ou já foi desclassificada. Se calhar já foi mas ainda não é. Tendo sido desclassificada, a CMO assumirá toda a responsabilidade por essa via. Mas, pela certa, ainda não foi mas será...vazio no tempo, vazio de responsabilidade ... e no vazio teremos que circular prudentemente, sendo esse mesmo vazio ocupado apenas por uma praga de ervas daninhas...
sábado, 3 de novembro de 2007
Estaleiro ou sucata?
A CMO tem um estaleiro nas Caxinas. Pelo movimento de camiões e tractores, depreende-se da sua importância e é uma plataforma logística de apoio a todas as obras minicipais no concelho.
Todos os que por ali passam apercebem-se da quantidade de pó resultante desse tráfego e consequente lamaçal em dias de chuva. Estou convencido que será possível minimizar esse problema. Este blogue tem..mas não só
Olh´o passarinho!
Transversalmente...
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
O outro lado das campanhas promocionais
www.obidosvilanatal.pt(JÁ CONSTRUÍDO)
Ligação para o site oficial de ÓBIDOS - VILA NATAL
_________________________________________________________________




.jpg)
.jpg)














