quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Se estiver por lá ...vá lá (Marketing)

Dia 29 de Novembro, pelas 17h30, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, a Câmara Municipal promove a Conferência "Marketing das Cidades", que contará com a intervenção do autarca local, Seruca Emídio, do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, e ainda do jornalista catalão, Ramon Font. A sessão arranca com a participação do anfitrião que irá falar sobre Marketing do Território e o projecto LC ("Loulé Concelho"). Segue-se a intervenção do edil de Óbidos que vai fazer uma exposição dedicada ao Marketing no seu concelho. O Seminário encerra com uma abordagem ao caso de Barcelona, reconhecido em todo um mundo como um caso de sucesso ao nível do Marketing, pelo jornalista espanhol Ramon Font. Os oradores deste seminário são três personalidades que, directa ou indirectamente, têm dado o seu contributo para a promoção de uma matéria cada vez mais em voga e que tem sido determinante para o desenvolvimento das cidades modernas - o Marketing.
Seruca Emídio lidera o executivo louletano desde 2002. Ao longo de um mandato e meio, tem dado particular relevância às questões de marketing no seu Concelho. Uma das acções mais visíveis foi a criação da marca LC e de toda uma imagem a ela associada, com o intuito de promover o Município.
Aos 35 anos, Telmo Faria é um dos mais jovens autarcas do país, e está à frente dos destinos de Óbidos desde 2001. Licenciado em História, Pós-Graduado em Relações Internacionais e Mestre em História do Século XX, para além das funções de professor universitário, exerceu investigação, tendo publicado vários livros, vídeos e artigos sobre História Contemporânea. Como presidente da Câmara, foi o responsável pela enorme dinâmica que colocou Óbidos como um exemplo a nível nacional nos diversos projectos da sua autarquia, nomeadamente a realização do Festival do Chocolate e do evento "Óbidos - Vila Natal". Foi considerado pela APPM - Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, por duas vezes (em 2005 e 2007), como um dos finalistas da categoria de Marketing de Cidades e Regiões, tendo, em 2007, recebido o galardão.
Natural da localidade espanhola de Cervera, Ramon Font é jornalista. De entre as funções que já exerceu, destaca-se a de correspondente da RNE e da TVE em Portugal, presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal e director da RNE e da TVE na Catalunha. Foi consultor da Lisboa 94, Expo'98 e Porto 2001. Foi também Secretário da Comunicação do Governo da Generalitat de Catalunha e é hoje administrador do Porto Canal. Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, Grande Oficial da Ordem de Mérito, recebeu também a Medalla Barcelona'92 pela direcção da Rádio Olímpica.

2 comentários:

Anónimo disse...

Marketing no seu melhor. Na descrição dos oradores Telmo Faria ganha destaque e é claramente beneficiado na descrição. Um bom exemplo a nível nacional nos diversos projectos da sua autarquia com os eventos "Óbidos-Vila Natal" e festival do chocolate... marketing puro e duro

Anónimo disse...

Óbidos deixou de ter importância pelo Castelo, pela s Muralhas, enfim pelo seu conjunto urbanístico.
O marketing valoriza o chocolate e a Vila Natal. Chamem a into progresso? Afinal o que é que conta em Óbidos?