Todos já ouvimos certamente falar em eleitores fantasma, pessoas que já faleceram ou saíram do território nacional - só assim se compreende que estejam inscritos nos cadernos eleitorais 9.376.408 eleitores, em 2005 eram apenas 8.840.223 cidadãos maiores de 18 anos. Fica-se com a sensação que este número está algo sobrevalorizado, o que acaba por ser do interesse dos partidos políticos, que conseguem colocar mais uns boys. Para se perceber melhor convém espreitar a legislação aplicável às competências e regime jurídico de funcionamento dos órgãos dos municípios e freguesias. Admitindo que o número seja de apenas 5%, é graças à existência de eleitores fantasma que vários municípios atingem o patamar de 100 mil eleitores, basta olhar os exemplos de Barcelos com 105.829 eleitores inscritos, Maia 104.696, Vila Franca de Xira 105.182 ou Setúbal 100.371 para se perceber melhor este fenómeno. No patamar de 50 mil eleitores a lista que podem aqui pesquisar, é bem mais numerosa..
No caso de Óbidos o número de eleitores é de 10487.
O facto de ter atingido o patamar acima dos 10 mil, e como todos já sabem, permitiu o aumento de número de vereadores e de deputados municipais.
Interessante seria fazer depender o número de adjuntos e secretários a contratar pelos municípios dos total de votantes em vez dos eleitores, o que obrigaria a classe política no seu conjunto a melhorar a qualidade da Democracia.
2 comentários:
Contrariando os fantasmas agora existe outro tipo o que por “artes mágicas” do género sais daqui e vais para ali…corre o boato que o ex vereador Paulo Manuel Timóteo Leandro vais ser ou já é administrador da Óbidos Patrimonium - E.M.
Por isso é que ele sendo mandatário da campanha até andava a colocar outdoors - afinal não era para mostrar seviço - mas uma forma de pagar o favorzinho...
Enviar um comentário