A autarquia faz um balanço positivo relativamente ao período experimental do serviço municipal de transporte (Obi).
Este sistema de transporte tem dois circuitos e tem o objectivo de complementar o serviço da Rodoviária do Tejo.
O vereador dos transportes fez globalmente uma apreciação positiva tendo destacado que "metade dos utilizadores durante esse período foram pessoas com a possibilidade de viajarem gratuitamente (utentes do Melhor Idade e da Via Verde para a Cultura).
O mais importante a ressalvar é a continuação desse projecto com o reajustamento para a utilização no período de Inverno com os percursos alterados e ampliados. Mas, sem dúvida, o mais importante é a aquisição do segundo autocarro – o que só deverá acontecer para o Verão.
Como se trata de um serviço de transporte, a questão da viabilidade económica será assim tão importante? Mesmo que esse serviço apresente um défice, poderemos considerá-lo como um investimento numa correcta política dos transportes públicos que deverá estar intrinsecamente ligada a boas políticas ambientais e energéticas e que a “condição de desenvolvimento e de qualidade de vida dos cidadãos” está dependente de uma boa mobilidade.
Esse sistema de transportes deverá ser considerado “a grande solução” para responder ao “aumento quase descontrolado” da utilização de veículos motorizados privados é visto como o “futuro” das sociedades modernas e a mobilidade urbana em cidades ou vilas de pequena e média dimensão é condição de desenvolvimento económico de uma região.
Se o serviço Obi tivesse começado com dois autocarros, provavelmente o balanço seria mais positivo. A oferta seria maior, mais abrangente e pela certa captaria um maior número de utilizadores.
Para dar resultados em termos financeiros temos os eventos, a captação de investimento… Se não chega, aumentem-se os bilhetes (com a estimativa de 150 mil visitantes, só para “Vila Natal”, acrescente-se 50 cêntimos e façam-se as contas). Um efectivo serviço ajustado às necessidades de mobilidade dos munícipes nunca poderá ser satisfeito por um único autocarro!
Assim, todos os munícipes seriam beneficiados com os eventos…
2 comentários:
O Obi poderá ser uma mais valia para todos. Mas apenas com um autocarro obviamente o serviço municipal de transporte será sempre muito limitado. Segundo parece a CMO até está desfogada financeiramente - agora estão "foretas" a gastar dinheiro para comprar mais um autocarro que em muito iria melhorar a mobilidade de todos os municipes.
Mais uma operação de charme por parte da CMO. Só com um autocarro!!! só podem a andar a brincar com os municipes... a fingir que temos um serviço de transportes municipais!!!!
Enviar um comentário