sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Para reflectir

Será este o cenário que apagará e irá submergir todos os vestígios da nossa existência?

5 comentários:

abidos disse...

A subida do nível da água do mar, devido ao degelo, é uma variável, mas não é a única, o assoreamento também é uma variável a ter em conta...
Creio que em Óbidos, a subida do nível da água do mar, não irá afectar muitos, agora a baixa do nível médio das temperaturas minimas, principalmente no Inverno, poderá ser mais importante na alteração dos nossos hábitos, e para isso acontecer, basta que o 'motor' que abastece a corrente do Golfo, se desligue...!!!

Anónimo disse...

No caso da corrente do golfo abrandar, poderá levar a um arrefecimento dos países da europa ocidental, visto que as suas águas quentes não chegariam tanto a norte e com a intensidade suficiente. Outro factor a ter em conta para que esta situação seja possivel de acontecer é o facto das calotes polares estarem a diminuir a um ritmo 10 vezes superior ao normal nos últimos 50 anos.
Esta situação de mais água doce no atlântico irá travar o fluxo da corrente, já que a baixa salinização faz com que as águas fiquem mais frias e consecutivamente menos geradoras de instabilidade.

Anónimo disse...

Consultar em: http://www.ahau.org/aquecimento_golfo.0.html

Anónimo disse...

De facto, o aquecimento global está muito mal estudado e atiraram com as culpas todas ao homem… O site da National Geographic anunciou a descoberta de uma gigantesca nascente de água termal no Oceano Indico que chega a atingir 400ºC e liberta uma energia de 100.000 MW! Como dizem no artigo: It's like an atom bomb down there.
Aconselho uma leitura atenta do artigo em: http://news.nationalgeographic.com/news/2005/12/1212_051212_megaplume.html

abidos disse...

As consequências do Aquecimento Global, são discutiveis, pode estar a avançar mais depressa, ou mais devagar, mais quente, ou mais frio, devido ao gás A, ou o gás B, mas apesar de tudo isto, o Aquecimento Global é real, não é ficção.
Ultimamente tem ganho espaço na opinião publica Mundial, e Portuguesa, inclusive nos blogs, um movimento Negacionista, que acredita piamente, que esta história é mais um caso de propaganda, nada pode estar mais errado. Estamos perante uma situação bastante irónica, onde uma campanha organizada, e financiada, entre outros, pela industria do petróleo, acusa os outros de fazeram, aquilo que eles à muito tempo fazem...!!!
Aquilo que se passa na atmosfera, influencia a metrologia, aquilo que se passa nos Oceanos influencia a metrologia, a radiação solar influencia a metrologia, a rotação solar influencia a metrologia, a actividade vulcânica influência a metrologia, as fontes geotérmicas sumarinas influenciam a metrologia, resumindo as variáveis são muitas, mas o facto de uma ser mais importante do que a outra, não invalida as outras...

De todos os cenários catastróficos, a libertação do metano, que se encontra no fundo dos Oceanos, é o mais temido. Fontes sumarinas de metano, foram descobertas à alguns anos, inclusive sabe-se hoje que estas fontes são responsáveis por muitos naufrágios (triangulo das Bernudas), pois os barcos deixam de ter sustentabilidade da água quando se encontram directamente por cima destas fontes. Inclusive existem teorias, de que no passado estas fontes, terão sido responsáveis por uma extinção em massa do planeta(não são só os meteoritos), quando uma variação nas condições do Oceano (temperatura, pressão) se deu, e poderá acontecer novamente?!!!!

Entre as muitas teorias, lançadas para criar confusão, tenho que admitir que a mais 'engraçada' foi a do 'Arrefecimento Global', basicamente diz, que existem alguns gases libertados para atmosfera, que não deixam os raios solares entrar para a atmosfera, sendo assim provoca um arrefecimento. Após o 11 de Setembro, os aviões nos EUA estiveram parados alguns dias, e nesses dias a temperatura média global subiu, conclusão para alguns 'cientistas', sem os gases libertados pelos aviões, os raios solares entraram com maior facilidade, e provocaram um aumento da temperatura!!! Dizem ainda, que os gases que nos ultimos anos tem sido proibidos, na maior parte do mundo, especialmente na Europa, estão entre os tais gases que não deixam entrar os raios solares, e sendo assim, sem estes gases 'poluentes', têm existido um aumento das temperaturas, e claro a solução, é simples, basta voltar a produzir em quantidades industriais os tais gases, que foram proibidos!!!!!!!

Conclusão: A contra-informação é muita, é preciso ter cuidado...