quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sumário:

Óbidos, infelizmente, é sempre notícia.
Já é considerado o maior evento de chocolate do País.
O autocarro Energybus vai estar em Óbidos, em frente ao Posto de Turismo, de 7 a 10 de Março. Trata-se de um autocarro temático em torno da utilização racional da electricidade, que vai percorrer o país de Norte a sul até final de 2008.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos.
Actualmente, grande parte da "ginjinha" de Óbidos ou de Alcobaça é feita com frutos importados. “Muito do licor que se vende nos bares de Óbidos e no país não é o licor de ginja de Óbidos ou Alcobaça é o licor de ginjas que vêm da República Checa e da Polónia, que são os dois grandes produtores europeus”, apontou este responsável, adiantando que “este estudo começa já a demonstrar que a ginja desses países não têm as características de acidez e açucares que o fruto produzido nesta terra tem”. Para o dirigente é necessário incentivar novos produtores de ginja na área da Indicação Geográfica Protegida (IGP), que abrange os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Porto de Mós, focando a importância e as mais valias que esta fileira poderá representar para a região. Agora com o fim do Projecto Agro 940, está confiante que há condições para novas plantações surgirem.
O projecto 940 “Melhoria da qualidade da Ginja de Óbidos e Alcobaça” teve início em Junho de 2006 e terminou em Dezembro de 2007 e nasceu por vontade da autarquia de Óbidos e da Associação de Produtores Maçã de Alcobaça.
Na “guerra” entre Alcobaça e Caldas da Rainha pela localização do novo hospital, a Câmara das Caldas, para além das várias hipóteses de terrenos já anunciadas, aposta agora na disponibilização do terreno da Matel, em São Cristóvão, na fronteira com o concelho de Óbidos, pensando na localização tendo em conta o eixo da A8, A15 e IP6.
(Para ler as notícias clique em cima dos cabeçalhos)

5 comentários:

Anónimo disse...

Era de grande importancia que o novo hospital fosse em Caldas. Sendo em S. Cristovão sempre ficaria mais próximo.

Anónimo disse...

Insegurança
Óbidos, infelizmente, é sempre notícia
É este o "slogan", será que é mesmo assim?
Manifestem tambem o que se passa de positivo relativamente á segurança, ou não existe? sabem quantos roubos existiram durante a Vila Natal? Sabem o que por aí dizem de "quem trata da segurança" no concelho?
Informem, não sejam simplesmente deturpadores.

Anónimo disse...

concordo com este anónimo, "nem tudo vai mal por aí", como diz a canção. Fale-se também do que se tem feito de bom.

Anónimo disse...

Insegurança
Óbidos, infelizmente, é sempre noticia.
Se tivessem clicado em cima de insegurança - teriam lido no Jornal das Caldas:
Óbidos
Na Ponte Seca o proprietário de um bar queixou-se às autoridades por lhe terem roubado ferro velho que estava em volta do estabelecimento, no dia 21.
No dia seguinte, os responsáveis de uma empresa que utiliza fio de cobre para assegurar as comunicações e a luz eléctrica em Óbidos apresentou queixa às autoridades por terem sido roubados 1700 metros de fio de cobre, cujo valor comercial é de 4999 euros.
No dia 23, os responsáveis de uma empresa do mesmo género queixaram-se do roubo de 310 metros de fio de cobre, avaliados em1417 euros.
Do interior de uma viatura estacionada na via pública, em Óbidos, foram roubados 4232 euros.
Foi apresentada uma queixa, no dia 25, de furto de material que estava no interior de um armazém de canalização e ar condicionado. O prejuízo ascende a 93.361 euros.
No mesmo dia, do interior de uma viatura foram roubados 2050 euros em artigos.
No Bom Sucesso, no dia 26, um estaleiro de uma obra em construção foi visitado por desconhecidos, que levaram 1080 euros em artigos.
Se isto é deturpar ou dizer que "tudo vai bem por aí"... Infelizmente nem tudo vai bem... mas se a Vila Natal fosse durante todo o ano, pela certa haveria mais segurança...

Anónimo disse...

Lendo-se a imprensa regional e até mesmo a nacional a insegurança é uma preocupação tanto para as forças policiais como para o cidadão. A segurança até poderia ter sido reforçada para os eventos e nos restantes dias... Infelizmente se lermos as ocorrencias na imprensa regional é de facil percepção quem lidera...
Obviamente que as foças policiais fazem o seu melhor, mas em Óbidos concretamente com o quartel dentro das muralhas um gang mais arrojado pode barrar completamente a saída da GNR.