No próximo domingo, 10 de Fevereiro, pelas 15 horas, sai à rua a Procissão Penitencial da Ordem Terceira de São Francisco, também conhecida por Procissão da Rapaziada, dando assim início às celebrações pascais na vila de Óbidos.
Este evento religioso não só atrai devotos como também muitos turistas.
Destaco pela negativa que o site da CMO não disponibilize informação sobre nem divulgue com a ênfase com que promove outros eventos. Este sim ,com um carácter mais tradicional.
5 comentários:
o estado é laico.
Não se trata de uma questão religiosa, aí concordo que deve ser equidistante. Mas estando a CMO orientada para o turismo este evento devido à sua importância deveria ter mais tido mais atenção por parte do site.
Laico não quer dizer que não tem em consideração a religiosidade do povo.
O Estado existe para servir o povo.
Boa parte do povo é religioso, logo o Estado deve apoiar esse povo.
Há também parte do povo que gosta do desporto e o Estado deve apoiar o desporto.
A Semana Santa é o evento mais antigo e melhor de Óbidos.
o estado é laico!!!!? não são todos pois não?
O Papa também não interfere com as decisões dos governos pois não? Em Itália a alteração da lei do aborto acontece porquê?
Concordo com a Manuela. O evento em causa diz muito aos Obidenses (e não só...) e é uma das verdadeiras tradições de Óbidos, merece sem dúvida a Consideração e o Respeito por parte dos concidadãos "laicos". Faz parte da nossa identidade e tem razão mais do que justificada para sua continuidade. Quanto à laicidade do estado, ela não impede que se festeje a maior parte dos feriados nacionais (de cariz religioso e católico) que vão ocorrendo ao longo do ano (o Carnaval, Páscoa, Dia de todos-os-santos etc...). O estado pode ser laico, mas população tem tradições fortemente católicas que são para respeitar.
Enviar um comentário