Inicialmente marcada para o dia 6, realizou-se no dia 10 de Novembro, a Reunião da Assembleia Geral dos Fundadores da Associação Turismo de Óbidos – Convention Visitors Bureau (ATO).
A reunião realizou-se na casa do Largo da Porta da Vila, em Óbidos, e contou com a presença de todos os sócios fundadores: CMO - Câmara Municipal de Óbidos; OP – Óbidos Patrimonium, EEM; Óbidos.com – Associação Empresarial de Óbidos; Praia d’El Rey - Golf & Beach Resort; Bom Sucesso - Design Resort, Leisure & Golf; Quintas de Óbidos - Country Club e Royal Óbidos - Spa & Golf Resort.
Nesta reunião da Assembleia, foram aprovados formalmente os Estatutos da ATO.
Instituída a Comissão Instaladora, que perdurará até à data da escritura pública, composta por Telmo Faria (CMO) Presidente, José Parreira (OP) Vice-presidente, e pelos Vogais Miguel Abreu (Quintas de Óbidos), José Pampolim (Imobéltico – Praia d’El-Rey), Martinho Fortunato (Royal Óbidos – MSF), Paulo Graça Moura (Bom Sucesso – Acordo) e Hernâni Pedras (Óbidos.com).
Neste encontro, ficou definida a indicação de Francisco Salvador como Director Executivo da ATO e do Arquitecto José Santos como Consultor.
Por mérito e pelos serviços relevantes prestados no sector do turismo da área do Município, foi atribuída unanimemente a qualidade de Associado Honorário ao Pólo de Turismo do Oeste.
Foi aprovado o Regulamento de Quotização e igualmente aprovadas as linhas gerais de actuação da futura direcção concertadas nos seguintes pontos:
1- Afirmação da ATO como estrutura consistente e activa (divulgação da ATO, captação de novos sócios);
2- Levantamento de recursos já existentes e sua concertação operacional (inquérito e planeamento);
3- Uniformização de critérios comunicação e de imagem de Marca (criação de marca, concertação de departamentos de marketing e comunicação);
4- Aquisição de equipamentos de comunicação (portal, quiosques digitais, painel digital);
5- Desenvolvimento de acções de promoção a nível nacional e internacional (participação em workshops, seminários, feiras, entre outros eventos).
Recorde-se que esta nova Associação, que tem como objecto a promoção e divulgação da essência, carácter e identidade do Município de Óbidos enquanto destino turístico e de investimento, através, nomeadamente, da elaboração e publicação de informação dedicada, desenvolvimento de acções específicas de divulgação nos mercados interno e externo, enaltecendo os factores de diferenciação, reforçando a competitividade e a visibilidade do Município de Óbidos a um nível de reconhecimento global.
A ATO pretende ainda promover a concertação horizontal entre o Município de Óbidos e as mais diversas entidades públicas e privadas locais, regionais e nacionais, contribuindo para a definição de políticas comuns, que permitam traçar objectivos, estratégias e metas de promoção turística integrada do Município de Óbidos.
Também pretende acolher por captação no mercado interno e externo, a organização e realização de eventos de alto valor mediático que contribuam de forma exponencial para a visibilidade e reconhecimento do Município de Óbidos.
4 comentários:
Quem paga as despesas desta nova associação?
Esta interpenetração do político com o económico, esta irmandade de empresas que se associam aos políticos, dos políticos que se associam às empresas...
Hoje, está em voga associação disto e daquilo…
Isto não é um problema de regras, é um problema das pessoas em si... são os mesmos quase sempre. Até os que já passaram por cá são repescados…
Não deve haver confusões entre uma coisa e outra. Cada um no seu sítio.
Esta coisa de ser administrador aqui, vereador acolá e director não sei aonde, é que ninguém sabe como ali foram parar. O facto é que todos nós sabemos que nunca mais de lá saem…
A promoção e divulgação da marca Óbidos – por acaso não estarão sobrepor-se com a Região de Turismo? Ou seja é a duplicação de campanhas e consequentemente gastos…
Agora se é a questão da “Marca Óbidos” o que se pretende é simplesmente criar um monopólio.
As despesas do município continuam a aumentar.
“Já começámos a trabalhar na procura de uma imagem promocional mais forte junto do mercado” adianta o director da associação que irá avançar com um levantamento de todos os recursos turísticos existentes.
O objectivo será a criação de um portal e a implantação de quiosques digitais que “congreguem informação sobre todos os locais, iniciativas e programas que quem nos visita pode usufruir”.
Além de “acabar com a promoção avulsa” que cada entidade faz dos seus produtos, a ATO vai também realizar acções específicas de divulgação nos mercados interno e externo.
A primeira experiência será na Bolsa de Turismo de Lisboa onde “Óbidos estará representada pela ATO num espaço próprio dentro do stand do Pólo de Turismo do Oeste” adianta Francisco Salvador.
Previstas estão igualmente acções promocionais para o mercado espanhol em que “ao invés de cada resort fazer deslocar um representante, será a ATO que representará as diferentes ofertas dos quatro empreendimentos”.
A ATO irá trabalhar também “nalguns casos em parceria com o Pólo de Turismo do Oeste” que, segundo Francisco Salvador terá o estatuto de sócio-honorário da nova associação.
Enviar um comentário