Até há alguns anos não tinha qualquer expressão em terras lusas, de repente, aos poucos, esta festividade de raízes estranhas mas genuinamente anglo-saxónica e pagã e sem presença histórica em Portugal, onde preferimos assinalar o Dia dos Fiéis Defuntos, começou a ganhar dimensão. Surgiu timidamente com uma festa aqui, um evento acolá. De ano para ano foi crescendo. De norte a sul começou o negócio das lojas com decoração do Dia das Bruxas, restaurantes a fazer menus especiais do Dia das Bruxas, bares com iniciativas do Dia das Bruxas… e os portugueses começaram a celebrar o Halloween – o Dia das Bruxas.
Esta espécie de Carnaval sem samba, sem serpentinas, sem raparigas em roupas diminutas… em que o colorido é substituído pelo preto e abóboras.
As nossas crianças que pediam «pão por Deus», já dizem «Doçura ou travessura». Em todo o caso, os nossos comerciantes, a contas com a crise, agradecem este «Halloween» que lhes permite aumentar o volume de negócio.
Que raio de mania esta que os portugueses têm de aderir com tanta facilidade a tudo o que vem de fora e esquecem as tradições?!
11 comentários:
Podem acusar-me de estar a querer ver fantasmas...onde eles talvez existam mesmo...
Mas quem sabe...não vem no seguimento da proibição dos Crucifixos nas escolas e de outras coisas semelhantes...!!!
Talvez venha o dia em que depois de pensarem que já retiraram Deus da cabeça das crianças...lhes comecem e ensinar, como opção...os símbolos da Maçonaria...!!!
Talvez faça parte de um projecto...a curto e médio prazo...
Maximino
Senhor Maximino: A grande maioria dos maçons acreditam em Deus. Sabia?
Sabia que houve bispos católicos maçons?
Acho que devíamos acarinhar as nossas tradições cristãs.
Quanto aos comerciantes, também eles deram a volta ao espírito evangélico do Natal. Em Fàtima há muitos vendilhões do templo.
Um obidense que não é maçon e também não é anti- maçon.
Não se enerve amigo...!!!
Não vou dizer o que não sei...mas acho muito estranho essa afirmação da existencia de bispos católicos maçons...não estará a fazer confusão com os padres/ trabalhadores, que fizeram história em França...?
Eu não estou nada contra os comerciantes que apenas aproveitaram uma oportunidade de poderem ganhar algum dinheiro...(se os chineses não começarem a mandar vir as abóboras da China ...e já agora acrescento que também não tenho nada contra os chineses...nem contra as abóboras...!!!)...
Maçons em maioria a acreditar em Deus...!!!
Muito bem...nem mais...!!!
Só lhe posso dizer que o Deus em que acredito...ama uns e outros, mesmo se...
E já agora essa mania do comentário anónimo, por tudo...e por nada...!!!
Não me diga que também foi com medo de ser perseguido por mim...??
Continuação de um bom Domingo...
Maximino
A Maçonaria proclama, desde a sua origem, a existência de um Princípio Criador, ao qual, em respeito a todas as religiões, denomina Grande Arquiteto do Universo; não impõe limites à investigação da verdade e, para garantir essa liberdade, exige de todos a maior tolerância; é acessível aos homens de todas as raças, classes e crenças, quer religiosas quer políticas, excetuando as que privem o homem da liberdade de consciência, da manifestação do pensamento, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana e exijam submissão incondicional; além de combater a ignorância em todas as suas modalidades,
Maximino se saber mais sobre a Maçonaria
pergunte ao seu Telmo Faria
Não me leve a mal
O rapaz é do avental!
Maximino se saber mais sobre a Maçonaria
pergunte ao seu Telmo Faria
Não me leve a mal
O rapaz é do avental!
Ainda me lembro de quando ia pedir o pão por Deus pelas fazendas da vizinhança ... enquanto caramelos espanhóis, castanhas e broas de erva doce iam para os sacos todos tínhamos direito a beber deliciosos licores caseiros ...
É verdade que o Telmo Faria é maçon?
Diz-se à boca pequena que o TF é maçon.
O Maximino e os padres vão ficar escandalizados com esta informação.
Deixa-me sorrir...a piada nem dá para rir...!!!
Maximino
Pode sorrir que é verdade.
Não é isso que me faz sorrir...!!!
Maximino
Enviar um comentário