terça-feira, 1 de julho de 2008

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A redução da taxa de IVA de 21% para 20%, decidida há três meses pelo Governo, entrou em vigor, mas poucos irão notar. Primeiro, porque nem todas as empresas irão reflectir a baixa do IVA no preço final. O ministro das Finanças avisou que irá reforçar a fiscalização dos preços, mas a verdade é que apenas nas actividades com preços tabelados – combustíveis, transportes, por exemplo – é que será fácil fazer este controlo. Nas restantes, as empresas – que enfrentam tempos magros – tenderão a incorporar o corte do IVA nas suas depauperadas margens. Por outro lado, mesmo que as empresas decidam baixar o preço final em 1%, a diferença será muito pequena na maioria dos bens e serviços. Por fim, muitos bens essenciais – ou outros menos essenciais, mas que são parte do padrão de consumo dos portugueses, como a restauração – não têm sequer IVA a 21%, não sendo por isso afectados. Se for acompanhado por menos despesa do Estado, um corte de impostos – por mais pequeno que seja – é sempre uma boa notícia. Contudo, enquanto a despesa se mantiver alta – como acontece em Portugal – não vale a pena pensar ampliar as expectativas sobre o impacto de cortes de impostos. Serão sempre assim, pequenos...
Para garantir que a Lei é cumprida, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) e a Autoridade da Concorrência (AdC) vão estudar a melhor forma de fiscalizar a aplicação da nova taxa de imposto.
Vestuário, calçado, combustíveis, telecomunicações e automóveis são alguns dos produtos em que a diminuição da carga fiscal vai ter um impacto mais imediato no bolso dos consumidores.
A redução da taxa do IVA , que deve custar aos cofres públicos entre os 225 e os 250 milhões de euros, é apenas a descida de um imposto, não significa que se traduza num benefício para os consumidores.
(o boneco foi sacado daqui)

9 comentários:

Anónimo disse...

A descida do IVA destinava-se a dizer aos cidadãos esta coisa simples: os sacrifícios e as poupanças estão a dar frutos. A situação de 2005 das contas públicas modificou-se tanto para melhor que já é possível um primeiro alívio, sustentável, sem que o caminho de progressivas reduções do défice público seja posto em causa. Bem pelo contrário, à medida que as melhorias se acentuarem, mais se aliviará a carga fiscal dos portugueses, sempre dentro de margens que a segurança orçamental exige.

O défice de 2007, 2,6% do PIB, cerca de dois mil milhões de euros abaixo do compromisso assumido em 2005 com Bruxelas, justificavam esta medida para tentar inverter as expectativas pessimistas prevalecentes. O ressurgimento da inflação e as subidas das taxas de juro mataram esse efeito psicológico junto de consumidores e investidores. Mas o sinal de querer continuar a reequilibrar as finanças públicas mantém-se. Mesmo que os ganhos sejam agora menos visíveis.

Anónimo disse...

Melhor seria que tivessem ficado quietos...!!!

Os nossos bolso pouco ou nada irão sentir de benefício (muitos preços irão manter-se, apenas quem retém, entregará menos 1% ao Estado...!!!)...e os cofres do Estado vão deixar de receber alguns milhões...!!!

Melhor seria que tivessem dado algum benefício no IRS ou IRC...isso sim poderiam os que pagam, sentir algum beneficio...!!!

Assim...como diz o outros: dá cá o ganho...!!!

Maximino

Anónimo disse...

As principais despesas dos portugueses (habitação e alimentação) vão ficar praticamente na mesma, até porque o crédito à habitação não reflecte a descida do IVA, tal como água, luz, gás natural, e a maioria dos alimentos, pelo menos os considerados de primeira necessidade, pagam uma taxa reduzida de IVA, de 5% e, como tal, não reflectirão a alteração da taxa. Outra das coisas que também não reagirá à descida é a restauração, onde os preços incluem uma taxa de IVA intermédia de 12%.
... portanto quase tudo na mesmo.

Anónimo disse...

Se a subida do IVA tem efeitos imediatos no aumento dos preços, porque os agentes económicos são obrigados a repercuti-los nos consumidores, a menos que estejam a suportar a diferença, o mesmo não ocorre aquando da descida, pois haverá uma tendência para que os agentes capturem o montante que resulta do diferencial de taxas. Esta captura é inevitável - por mais que o governo alegue que “vai fiscalizar”, numa tentativa de não perder o benefício mediático da medida - mas é também de “pouca dura”.
A descida do IVA é ainda assim positiva - eu aplaudo qualquer descida de impostos - mesmo que só seja sentida no bolso dos consumidores a prazo.

Anónimo disse...

Eu sei que 1% é pouco.
Mas, mais vale pouco do que nada.
Para os próximos anos, espero que o Governo vá baixando 1% até o IVA ficar igual ao de Espanha.

Anónimo disse...

Hoje é o dia do IVA. O IVA baixou de 21% para 20%.
Para memória futura, ficam outros indicadores deste dia:

O desemprego aumentou para 7.5%;

De acordo com a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, os consumidores domésticos poderão ver o tarifário reduzir em cerca 3,4%;

O PSI 20, na Bolsa de Lisboa, caiu para 4,5%;

O Metropolitano de Lisboa vai subir os preços com um aumento médio de 5,49%;

Os Táxis vão ficar mais caros 5,5%;

A Carris vai aumentar o bilhete mais 5,4% e a Transtejo e a CP vão alinhar por bitolas semelhantes.

Relativamente às prestações dos créditos à habitação, embora não haja, por enquanto valores, tudo indica que brevemente vão aumentar.

Anónimo disse...

Para reflexão: O Ministro da Economia afirmou que redução IVA em 1% visa ajudar consumidores mais necessitados e sublinhou que grandes distribuidores do sector já notam alterações.

Anónimo disse...

Visa ajudar os mais necessitados diz o sr. ministro...???

O IVA beneficia quem pode comprar...os "mais necessitados", já nem têm dinheiro para comer..e a comida está normalmente sujeita a um IVA de 5% e sendo assim, são beneficiados em quê...???

Esperemos todos o que aí vem...

Foi noticiado no Diário de Notícias:..."Tráfego nos acessos a Lisboa em forte queda...

ANA SUSPIRO
LEONARDO NEGRÃO

Crise. Tráfego rodoviário médio na Marginal atinge um decréscimo de 8%, enquanto na IC-Frielas ronda os 2,3%.
Já nas pontes sobre o Tejo a descida varia entre os 3% e 4%. A escalada dos preços dos combustíveis - gasolina subiu 11% desde Janeiro e gasóleo 20% - e o menor poder de compra justificam a decisão de andar menos de carro.

Subida de preços dos combustíveis retrai condutores

O tráfego rodoviário nos principais acessos a Lisboa registou fortes quebras no mês de Maio face a igual mês do ano passado.
Os dados disponibilizados pela Estradas de Portugal contabilizam o tráfego médio diário em cada mês e apontam para quedas homólogas que vão desde os 2,3% no IC-Frielas até aos 8% da Marginal. As travessias do Tejo também revelam uma baixa importante do tráfego médio diário em Maio, que chega a 4,2% na Ponte Vasco da Gama e se fica pelos 3,3% na Ponte 25 de Abril... "

E sabem o que isto representa a curto prazo para todos nós...?

Apenas isto: as Concessionárias das Auto-estradas vão fazer pressão sobre o Governo (só o grande capital tem capacidade para pressionar...!!!)pelo facto de estarem a receber menos portagens e a não ver aumentar os seus lucros... e que fará o Governo...?
O "normal" nestes casos:...autoriza o aumento das portagens...pois o Zé Povo, esse...aguenta tudo...!!!

As gasolineiras vão aumentar mais os combustíveis...e o governo "vai esfregar as mãos de contente", porque isso lhe trará alguma compensação da "medida popularucha" de baixar o mesmo em 1% e algum equilibrio pela compensação de menos IVA arrecadado, por menos combustível vendido...!!!

O "povo paga"...!!!
Até quando...???

Isso é que nós não sabemos, mas a acreditar no sempre esfusiante optimismo do sr. Primeiro Ministro...a capacidade de deste povo português...
É mesmo ilimitada...!!!

Maximino

Anónimo disse...

Em Óbidos começa a ser pedido que a água deixe de ser tão cara como é e baixe para os preços das Caldas.