O evento melhor adaptado a Óbidos – o mercado medieval – começa hoje (10 de Julho) e terminará no próximo dia 20. Este ano, o tema é O Amor e a Guerra.
O parque da Vila (recentemente inaugurado!!!), situado na encosta poente do castelo, será ocupado por um acampamento medieval, também a zona de torneio mudou de sítio, tendo sido escolhido um local mais amplo.
Do lado de fora da cerca ficará também a mouraria e estábulos de animais. Os burros irão transportar os produtos das colectividades e artesãos ou, até, levar quem queira passear (crise dos combustíveis!!!)
A animação será permanente e garantida por 297 figurantes, entre dançarinos, músicos, malabaristas e guerreiros. Estarão em Óbidos sete grupos musicais - dois italianos, um francês, dois árabes e dois portugueses, a quem se juntam dois agrupamentos do concelho, os Goliardos, das Gaeiras, e os Gaidufa, que são os gaiteiros da União Filarmónica de A-da-Gorda. Diariamente haverá torneios e os “acampados” irão para o recinto treinar com as armas e os animais.
Este ano o cenário é mais “pesado”, feito essencialmente em madeira, e será desmontado (esperemos que seja desmontado) no final do evento. Dentro da cerca está recriado (com aquelas casitas do "Chocolate" e do "Pai Natal") um centro urbano da Idade Média e várias casas para os comerciantes, num total de 115 pontos de venda. Também do lado de fora da muralha existem diversas tendas.
Esta edição do Mercado Medieval tem um investimento de 360 mil euros, que a organização pretende ver coberto com as entradas, terrado e com um patrocínio.
O bilhete custa cinco euros e os munícipes, menores de 12 anos e pessoas trajadas à época não pagam.
O Mercado Medieval irá funcionar aos fins-de-semana, entre as 12 e as 24 horas, e nos dias úteis, entre as 17 e as 24 horas. No dia 10 estará aberto entre as 18 e as 24 horas.
Obs.: Por favor não cause embaraços à organização deste evento. Não apareça com um jumento só para não pagar os 5€, mas se conseguir entrar não o prenda aos candeeiros de iluminação pública …
1 comentário:
É estafante percorrer aqueles caminhos poeirentos para assistir aos torneios. Percursos completamente inadequados para pessoas com mobilidade condicionada e mesmo para carrinhos de bébé. Em termos de infra-estruturas notam pequenas melhorias no entanto as instalações sanitárias continuam insuficientes. Mas o mais extraordinário foi “assistir” á prepotência de um vereador que saca de uma autorização de estacionamento da ÓBIDOS PATRIMONIUM – E.M. coloca no "seu" Toyota(do povo) estacionando-o mesmo em frente á câmara e pavoneia-se até ao recinto da feira… aposto que para o ano deve vir a cavalo para não se cansar!!!!
Enviar um comentário