domingo, 20 de julho de 2008

20 de Julho de ...

Miguel Torga
DIÁRIO XII
Gerês, 20 e Julho de 1975 - É um desgraça quando a gente chega a uma encruzilhada da vida em que nem tem razões para viver nem para morrer.
DIÁRIO XV
Coimbra, 20 de Julho de 1987 - O pais calado como se nada tivesse acontecido. O povo deu a lição e foi tratar da vida, sem se importar com a estupefacção dos políticos, cada vez mais distantes dele e da sua identidade. Aqui, os que nos governam, sabem de Portugal e dos portugueses o que diz o Diário da República .

. . . . . . . .

Há 39 anos

Passam hoje 39 anos sobre a primeira missão tripulada a pousar na Lua. A tripulação era constituída por NEIL ARMSTRONG, comandante; EDWIN ALDRIN, piloto do módulo lunar e MICHAEL COLLINS, piloto do módulo de comando e serviço.

Amstrong foi o primeiro ser humano a pisar o solo lunar e, na altura, afirmou que "Este é um passo pequeno para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade". Estas palavras tornaram-se numa das frases mais importantes do século XX, pelo que representou para a humanidade e para a ciência, a exploração espacial.

Amstrong e Aldrin tornaram-se as principais figuras da "aventura" pois foram eles que passearam na Lua, mas Collins teve um papel importante na viagem pois foi o piloto que manteve a nave em órbita enquanto os companheiros "brincavam" na Lua.

Decorridos 39 anos sobre a alunagem da Apollo 11 na cratera lunar, que foi baptizada como "Mar da Tranquilidade", merece esta referência pelo que representou e representa para a humanidade.

Sem comentários: